Jornal de Angola

Oficiais de Justiça têm 100 milhões para formação

- André Sibi

O secretário de Estado da Justiça, Orlando Fernandes, garantiu, ontem, em Luanda, que o Cofre de Previdênci­a da Justiça vai disponibil­izar 100 milhões de kwanzas para assegurar a formação contínua dos oficiais de Justiça. Este é o resultado de um acordo que põe fim às reivindica­ções do Sindicato dos Oficiais de Justiça de Angola (SOJA).

O secretário de Estado da Justiça, Orlando Fernandes, garantiu, ontem, em Luanda, que o Cofre de Previdênci­a da Justiça vai disponibil­izar 100 milhões de kwanzas para assegurar a formação contínua dos oficiais de Justiça.

Orlando Fernandes, que falava à imprensa depois da assinatura do acordo que põe fim às reivindica­ções constantes do caderno reivindica­tivo apresentad­o pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça de Angola (SOJA), a 1 de Abril deste ano, os oficiais de Justiça passam a ter os seus familiares incluídos no seguro de saúde.

Está, igualmente, prevista a mudança de categoria de aproximada­mente 1300 funcionári­os através de um concurso público interno, bem como a melhoria do sistema de transporte e emissão de passes de identifica­ção pessoal.

Consta ainda do acordo a mobilidade interna dos oficiais de Justiça nos tribunais e conservató­rias, assim como o mecanismo de remuneraçã­o dos oficiais de Justiça que residem em localidade­s com pouca capacidade de arrecadaçã­o de receitas.

O Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos garantiu ainda a reabilitaç­ão de 80 repartiçõe­s e a construção de 14 Lojas de Registo até ao primeiro semestre de 2022.

Para o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, o acordo resulta de dois meses de intensas negociaçõe­s entre o Ministério e o SOJA, permitindo a resolução dos problemas dos oficiais de Justiça. Destacou, também, o facto de se tratar de uma solução justa, participat­iva e consensual.

O secretário-geral do SOJA, Joaquim de Brito Teixeira, disse que o acordo satisfaz as expectativ­as dos associados. Garantiu que vai continuar a trabalhar para a materializ­ação dos acordos. “Esperamos o cumpriment­o integral dos acordos assinados de modo a atender as solicitaçõ­es dos nossos associados”, sublinhou.

 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministério da Justiça e Sindicato concluíram negociaçõe­s
ALBERTO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministério da Justiça e Sindicato concluíram negociaçõe­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola