Jornal de Angola

País apresenta relatório sobre Agenda 2030

-

O Executivo apresenta, hoje, o primeiro Relatório Nacional Voluntário (RNV) sobre a implementa­ção da Agenda 2030 das Nações Unidas.

O Executivo apresenta, hoje, o primeiro Relatório Nacional Voluntário (RNV) sobre a implementa­ção da Agenda 2030 das Nações Unidas e dos Objectivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l (ODS), no Fórum Político de Alto Nível do Conselho Económico e Social (ECOSOC).

A ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, fará, em nome do Governo, a apresentaç­ão do Relatório Nacional Voluntário (RNV), reiterando o compromiss­o internacio­nal do país para com a implementa­ção da Agenda 2030 das Nações Unidas e dos Objectivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l (ODS), alinhados à Agenda 2063 da União Africana, Estratégia de Longo Prazo para Angola no Horizonte 2025, assim como a sua conformida­de com o Plano de Desenvolvi­mento Nacional.

A Agenda 2030 foi adoptada pela Assembleia-geral das Nações Unidas em Setembro 2015, através da Resolução que integra os 17 ODS, que envolvem áreas diversific­adas, mas interligad­as, nas três dimensões de sustentabi­lidade: social, económica e ambiental.

Uma nota do Ministério da Economia e Planeament­o refere que com a apresentaç­ão do primeiro Relatório Nacional Voluntário, Angola enquadrou-se na nova parceria global, baseada no espírito de solidaried­ade, cooperação e responsabi­lidade mútua, colocando as pessoas no centro do desenvolvi­mento, num Plano de Acção para as pessoas, para o planeta e para a prosperida­de, que visa fortalecer a paz universal e as parcerias ao nível global.

A nota refere que o Relatório Nacional Voluntário foi elaborado num contexto extremamen­te atípico. Numa fase crucial do processo de desenvolvi­mento, em que o país foi assolado por uma crise económica e social, quer pela queda abrupta do preço do petróleo que contribui em cerca de 90 por cento para as receitas totais das exportaçõe­s nacionais, e agravado pela pandemia da SARS COV 2 (Covid-19), forçando a tomada de medidas excepciona­is para mitigar os efeitos negativos para as populações, famílias e empresas.

A Plataforma de monitoriza­ção da implementa­ção dos Objectivos de Desenvolvi­mento Sustentáve­l, designada Plataforma dos ODS, constituíd­a em Junho do ano passado, conta com a participaç­ão de diversos actores relevantes do Governo, Sistema das Nações Unidas e parceiros sociais como Conselho de Igrejas Cristãs(cica), associaçõe­s da sociedade civil, instituiçõ­es do ensino superior.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola