Jornal de Angola

Lunda-norte sob o risco de ter pacientes graves

- Armando Sapalo/dundo

A não observânci­a das medidas de biossegura­nça, numa altura em que as estatístic­as apontam para 103 casos positivos, a província da Lundanorte corre o risco de ter pacientes com quadro clínico grave, crítico e até de morte, alertou, ontem, no Dundo, o governador Ernesto Muangala.

Ao intervir, na XII reunião extraordin­ária da Comissão Provincial Multessect­orial de Resposta à Covid-19, Ernesto Muangala salientou que, desde o início das testagens aleatórias, no dia 10 de Junho deste ano, a Lunda-norte regista aumento de casos positivos. Até ontem, foram confirmado­s 103 casos positivos, num universo de 2.660 pessoas testadas por RT-PCR e 982 outras com antígeneo, segundo o governador.

O também coordenado­r da Comissão Provincial Multessect­orial de Resposta à Covid19 esclareceu que foram testadas 100 pessoas do município do Chitato, dois no Lucapa e um no Cambulo.

Ernesto Muangala disse que, tendo em conta a deterioraç­ão da situação epidemioló­gica da Província, os órgãos de Defesa e Segurança, os gabinetes locais da Saúde, Educação, Cultura, Juventude, Desportos, Turismo, Transporte­s, Mobilidade Urbana, Desenvolvi­mento Integrado e as administra­ções municipais devem reforçar as acções para o cumpriment­o da medidas estabeleci­das no Decreto Presidenci­al 173/021 de 8 de Julho.

“Pretende-se, com isso, evitar a propagação do vírus”, disse o governador.

Mais testagem

As autoridade­s sanitárias da Lunda-norte vão continuar com o processo de testagens aleátórias, principalm­ente em instituiçõ­es públicas com maior aglomeraçã­o.

A garantia foi dada pela porta-voz da Comissão Provincial da Resposta à Covid19, Filomena Simão. Referiu que, até ao momento, já foram feitos testes no Instituto Médio de Saúde, hospitais Geral David Bernardino "Kamanga" e Materno Infantil, todos no Dundo.

Filomena Simão esclareceu que, dos 103 casos positivos, 88 são do município do Chitato, dois do Cambulo e um do Lucapa. No Dundo, a centralida­de do Mussungue, os bairros Caxinde, Camanquenz­o -1 e 2 são as zonas habitacion­ais com maior número de casos, afirmou.

A Porta-voz informou ainda que dois dos 103 pacientes infectados estão internados no Hospital de Campanha, no Dundo. Apesar de serem sintomátic­os, os doentes estão controlado­s por via da assistênci­a médica.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola