Jornal de Angola

Praia e Bissau reforçam os laços de cooperação

-

O Presidente da Guiné-bissau, Umaro Sissoco Embaló, considerou, ontem, na ilha cabo-verdiana de São Vicente, que as relações com Cabo Verde entraram num novo patamar, como um “comboio que ninguém irá parar mais”.

Trata-se de uma reaproxima­ção que “não tinha antes sido feita”, destacou Embaló, segundo a Lusa, referindo-se à visita oficial de quatro dias a Cabo Verde, que sucedeu à visita do homólogo Jorge Carlos Fonseca a Bissau, em Janeiro, a primeira de um Presidente cabo-verdiano ao país.

As visitas de ambos os Chefes de Estado, destacou, “cumpriram os seus propósitos” e a partir de agora os dois países podem beneficiar no âmbito económico e na integração dos povos, destacando Sissoco que o respeito mútuo deve reger o tratamento entre os cidadãos dos dois países africanos de língua portuguesa.

Por sua vez, Presidente de Cabo Verde atribuiu o Presidente da Guiné-bissau a Ordem Amílcar Cabral, a mais alta distinção caboverdia­na, reconhecen­do o contributo de Umaro Sissoco Embalo na reaproxima­ção dos dois países.

Para o Presidente de Cabo Verde, o percurso dos dois países foi feito de história, cultura e de laços sanguíneos, além da luta comum pela independên­cia:

“Teve os seus altos e baixos, mas nos últimos tempos creio que ninguém duvida de que os dois povos estão muito próximos. Não erraria em dizer que talvez, se virmos os últimos anos do nosso relacionam­ento, nunca estivemos tão próximos um do outro, num relacionam­ento informal, fácil, fraternal e sobretudo numa base clara entre dois Estados soberanos”.

 ?? DR ?? Chefe de Estado cabo-verdiano
DR Chefe de Estado cabo-verdiano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola