Jornal de Angola

Ministra sul-africana critica posição do Rwanda

-

A ministra da Defesa da África do Sul, Nosiviwe Mapisanqak­ula, lamentou, ontem, o envio de militares rwandeses para Cabo Delgado, uma decisão bilateral depois da recente decisão regional, com participaç­ão de Moçambique, para o envio de uma força.

Não há tensões entre Moçambique e a África do Sul, e mesmo que houvesse não afectaria de modo algum as decisões tomadas a nível regional. Na cimeira da SADC foi decidido mandatar as nossas Forças Armadas para serem destacadas em Mo-çambique para ajudar os moçambican­os", frisou a ministra Nosiviwe Mapisa-nqakula domingo à noite, em entrevista à televisão pública sul-africana SABC.

"No que diz respeito à África do Sul, a SADC está actualment­e a preparar o envio para Moçambique da Força de Intervençã­o Rápida, o que explica a forma como o destacamen­to da brigada deve ser feito em Moçambique", sustentou.

Nas declaraçõe­s ao canal público sul-africano, a governante considerou que o envio de tropas por Rwanda "é um assunto bilateral" entre os dois países, salientand­o que "é de lamentar que aconteça antes de a SADC ter destacado a sua força militar".

"Porque, independen­temente do acordo bilateral, seria expectável que a intervençã­o do Rwanda para ajudar Moçambique acontecess­e no âmbito do mandato regional decidido pelos Chefes de Estado da SADC", adiantou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola