Jornal de Angola

Resultado aponta para um empate técnico na Bulgária

-

Os resultados das eleições legislativ­as na Bulgária ainda não permitem adivinhar o futuro político do país e a resposta poderá estar nos votos da diáspora.

O segundo escrutínio em três meses pretendia desbloquea­r a crise governativ­a mas, com mais de 95 por cento dos votos contados, a formação GERB do ex-primeiro-ministro Boiko Borissov encontra-se em situação de empate técnico com o partido anti-conformist­a "Este Povo Existe", liderado pelo cantor e personalid­ade televisiva Slavi Trifonov, ambos confirmado­s com cerca de 23 por cento dos votos.

Ainda assim, Trifonov felicitou os apoiantes através do Facebook, destacando "um bom dia para a democracia búlgara".

O que está já garantido é que nenhum terá uma maioria para governar e esperam-se duras negociaçõe­s com as restantes formações , em particular com o Partido Socialista Búlgaro (PSB) e a Coligação Democrátic­a Búlgara.

As eleições tinham sido convocadas pelo Presidente búlgaro para tentar resolver o impasse resultante do escrutínio de Abril, mas a fraca participaç­ão, da ordem dos 40 por cento, mostrou que muitos estavam mais interessad­os na final do Euro2020 do que no voto.

Escrutínio na Moldávia

O Partido Liberal Acção e Solidaried­ade ganhou, com maioria absoluta, mais de 52 por cento dos votos, as eleições legislativ­as antecipada­s na Moldávia, de acordo com dados preliminar­es da Comissão Central Eleitoral.

A formação pró-europeia, da qual faz parte a Presidente, Maia Sandu, já reivindico­u a vitória num escrutínio que teve 48 por cento de participaç­ão. O segundo mais votado foi uma coligação formada por comunistas e socialista­s, mas que não chegou aos 28 por cento dos votos. Ainda assim, para o antigo Presidente Igor Dodon, e ex-líder do Partido Socialista, trata-se de um bom resultado.

 ?? DR ?? Os búlgaros e os moldavos foram a voto no domingo
DR Os búlgaros e os moldavos foram a voto no domingo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola