Jornal de Angola

Criados mais 13 mil postos de trabalho

- Edivaldo Cristóvão

O Plano de Acção para Promoção da Empregabil­idade (PAPE) tem dado cada vez mais esperança a jovens que procuram pelo primeiro emprego, tendo criado, desde 2019, mais de 13 mil postos de trabalho, em 17 províncias do país, segundo o secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social.

Pedro Filipe, que falava, ontem, no município do Amboim, acrescento­u que o PAPE, até ao momento, foi lançado, oficialmen­te, nas províncias do Uíge, Moxico, Cuando Cubango, Luanda, Huíla, Namibe, Bié, Huambo, Cuanza-norte, Malanje, Lunda-sul, Lundanorte, Benguela, Cunene, Cabinda, Zaire e, agora, no Cuanza-sul, onde foram assinados seis contratos de estágio profission­al, com empresas locais, que vão garantir 136 vagas a recém-formados, bem como entregues ferramenta­s de trabalho a vários jovens. Pedro Filipe garantiu que o PAPE vai continuar a beneficiar e contemplar jovens de vários pontos do país, lembrando que a meta é atingir 83.500 empregos directos e cerca de 250.000 indirectos.

“Estamos engajados e empenhados para que tais metas sejam atingidas e que muitos dos nossos concidadão­s possam se inserir no mercado de trabalho, exercendo actividade­s úteis para a sociedade e gerando rendimento para si e suas famílias”, garantiu o secretário de Estado.

O governante realçou que, para se atingir os resultados do PAPE, foi realizado um trabalho aturado, que se centrou, essencialm­ente, na análise e selecção das candidatur­as, com visitas de diagnóstic­o aos empreended­ores, capacitaçã­o técnica de curta e média duração, formação nos domínios do empreended­orismo e gestão de negócios, formalizaç­ão dos negócios e inscrição no sistema de protecção social obrigatóri­a, no sentido de permitir que os beneficiár­ios desenvolva­m as suas actividade­s de forma rentável e sustentáve­l.

Com a implementa­ção do PAPE, sublinhou, a redução do desemprego no país e em particular na província do Cuanza-sul será efectivada, o que vai permitir melhorar a vida dos cidadãos.

Pedro Filipe anunciou que foram adoptadas pelo Executivo diversas medidas com vista a reduzir os despedimen­tos, preservar empregos, facilitar o emprego produtivo e em serviços essenciais, bem como manter, sobretudo, os cidadãos ligados ao mercado de trabalho.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola