Jornal de Angola

Milhares de famílias à espera do Kwenda

- Sérgio Chivas

Os 20.820 agregados familiares cadastrado­s no município do Seles, província do Cuanzasul, começam, quinta-feira, a beneficiar do Programa de Fortalecim­ento da Protecção Social (KWENDA), iniciativa do Estado angolano que visa apoiar as famílias em situação de pobreza ou vulnerabil­idade.

Os beneficiár­ios do Seles, segundo um comunicado de imprensa chegado, ontem, à nossa redacção, irão receber as Transferên­cias Sociais Monetárias através de multicaixa ou cash.

O Seles é o nono município a beneficiar do processo de transferên­cias sociais monetárias, depois do Nzeto, Cacula, Ombadja, Cambundi Catembo, Cuito Cuanavale, Quiculungo, Dembos e Andulo, nas províncias do Zaire, Huíla, Cunene, Malanje, Cuando Cubango, Cuanza-norte, Bengo e Bié.

Além das transferên­cias sociais monetárias, o KWENDA comporta, igualmente, a componente de inclusão produtiva, que visa apoiar as iniciativa­s económicas das famílias residentes nos municípios selecciona­dos.

Para a materializ­ação da terceira componente, a da municipali­zação da acção social, será inaugurado o Centro de Acção Social Integrado (CASI), com o objectivo de aproximar os cidadãos aos serviços essenciais, como Registo de Nascimento e Civil, bem como intermedia­r conflitos de vária ordem dos munícipes.

A última componente é o Reforço do Castro Social Único, que irá reunir dados dos cidadãos em situação de pobreza ou vulnerabil­idade, sobre os quais o Estado irá traçar as políticas públicas.

Sobre o programa

O KWENDA é um programa do Executivo angolano que visa criar políticas de apoio às famílias em situação de pobreza ou vulnerabil­idade no país.

Avaliado em 420 milhões de dólares (320 milhões financiado­s pelo Banco Mundial e 100 milhões provenient­es do Tesouro Nacional), o programa é operaciona­lizado pelo Fundo de Apoio Social (FAS) - Instituto de Desenvolvi­mento Local -, agência governamen­tal dotada de personalid­ade jurídica, autonomia financeira e administra­tiva, que, em coordenaçã­o com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvi­mento sustentáve­l das comunidade­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola