Jornal de Angola

Comunicaçã­o Social anuncia reestrutur­ação

Secretário de Estado Nuno Caldas anunciou uma série de medidas durante a Reflexão Estratégic­a da Edições Novembro

- Manuela Gomes

A Comunicaçã­o Social vai executar um plano de reestrutur­ação e redimensio­namento das empresas do sector, anunciou, ontem, em Luanda, o secretário de Estado Nuno Caldas, durante a abertura de um encontro nacional, presencial e online, de “Reflexão Estratégic­a da Edições Novembro”.

O Ministério das Telecomuni­cações, Tecnologia­s de Informação e Comunicaçã­o Social vai colocar em execução, nos próximos tempos, um plano de reestrutur­ação e redimensio­namento das empresas do sector, anunciou, ontem, em Luanda, o secretário de Estado Nuno Caldas.

No referido programa de reestrutur­ação das empresas, em parceria com o Instituto de Gestão de Empresas Públicas (IGAPE), explicou o secretário de Estado para a Comunicaçã­o Social, estão estabeleci­dos objectivos como a reavaliaçã­o dos problemas e constrangi­mentos prevalecen­tes.

Nuno Caldas salientou que se pretende melhorar o desempenho das empresas, assegurar uma maior eficácia da realização do objecto social das instituiçõ­es, identifica­r, registar e regular o património, proceder à conciliaçã­o da dívida geral existente e, de forma periódica, fazerse a avaliação dos gestores das empresas.

O secretário de Estado referiu que, aquando da fusão do sector, o titular do Ministério adoptou uma nova postura de interacção para criar uma melhor aproximaçã­o, inclusão na construção das acções e das estratégia­s estabeleci­das para o ramo.

Nuno Caldas, que falava durante uma “Sessão de Reflexão Estratégic­a da Edições Novembro”, que visou traçar linhas orientador­as da empresa, até ao ano 2024, adiantou que são esperados resultados que propiciem medidas consentâne­as com a reestrutur­ação que se impõe, alinhadas com a visão do IGAPE.

Sobre as linhas estratégic­as, disse que foram definidas a melhoria das infra-estruturas, para dar melhores condições

de trabalho. Mas, realçou a necessidad­e das empresas do sector aplicarem medidas urgentes de racionaliz­ação estrutural e orgânica, para a resolução dos vários problemas, com destaque para o excesso de recursos humanos.

Nuno Caldas disse que se pretende, com isto, criar uma estrutura mais racional e moderna de uma empresa configurad­a aos momentos actuais, para que, a médio ou longo prazo, se reduzam os actuais custos operaciona­is, actualizar a sua planta tecnológic­a, melhorar o carácter dos quadros e, sobretudo, buscar destes melhor qualidade.

Autonomia financeira

No que toca à renovação do quadro de pessoal, o secretário de Estado realçou a necessidad­e, em determinad­os períodos, da realização de acções de formação on job e não só, para que os trabalhado­res possam estar à altura dos desafios actuais.

Apelou, ainda, à melhoria dos produtos manufactur­ados, no sentido da autonomia financeira da empresa, a fim de se acabar com a dependênci­a do Orçamento Geral do Estado, almejando-se com isso a maximizaçã­o das receitas e a minimizaçã­o dos custos, particular­mente os níveis de endividame­nto.

Sobre as iniciativa­s estratégic­as, o secretário de Estado defendeu a dinamizaçã­o do sector da publicidad­e e da produção de eventos. Referiu ser preciso o estabeleci­mento de estratégia­s de comunicaçã­o e marketing.

Mais produtos na Edições Novembro

A Edições Novembro vai, em breve, lançar dois novos produtos. Trata-se de um jornal infantil e o relançamen­to da

Revista Novembro, extinta há mais de duas décadas, anunciou o presidente do Conselho de Administra­ção (PCA) da Edições Novembro.

Drumond Jaime salientou que embora a empresa proprietár­ia do Jornal de Angola, Jornal dos Desportos e de outros títulos esteja a atravessar momentos menos bons, é preciso, cada vez mais, a aposta na inovação e renovação, com a criação de novos resultados e pautar, também, na melhoria das condições de trabalho.

Disse ser importante traçar planos que conduzam a uma melhoria editorial de todos os títulos, pautado por uma melhor perícia na abordagem temática e maior abrangênci­a do ponto de vista territoria­l.

Drumond Jaime ressaltou o relançamen­to dos jornais regionais, tendo anunciado que estes, nos próximos tempos, vão ter algumas páginas com textos escritos nas línguas das respectiva­s regiões. Destacou, ainda, a comerciali­zação dos jornais em formato digital, iniciado este mês.

Melhoria salarial

Do ponto de vista dos recursos humanos, o PCA da Edições Novembro exaltou a necessidad­e de se dar maior atenção aos profission­ais, apostando na formação e na melhoria salarial, com base no mérito, e nas condições de trabalho, com destaque para as direcções provinciai­s.

O PCA fez menção aos relatórios de contas da empresa, augurando que sejam devidament­e aprovados pelas estruturas competente­s.

Para isso, defende uma gestão económica dos recursos expostos à disposição, angariar outros recursos, por via dos serviços, tornando a empresa próspera e não um “monstro” completame­nte dependente dos recursos do Estado.

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Linhas orientador­as da empresa gestora do Jornal de Angola foram discutidas em Luanda
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Linhas orientador­as da empresa gestora do Jornal de Angola foram discutidas em Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola