Jornal de Angola

Vera Daves garante apoio para electrific­ação dos municípios

- Valter Gomes | Uíge

A governante, que visitou os projectos enquadrado­s no Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM) e no Programa de Investimen­tos Públicos (PIP), disse ter tomado boa nota das preocupaçõ­es apresentad­as pelo governo da província, sobretudo sobre a electrific­ação, visto que Uíge tem apenas três municípios com energia

A ministra das Finanças garantiu, ontem, no Uíge, apoio financeiro para a concretiza­ção da segunda fase de electrific­ação dos municípios e bairros da cidade do Uíge, com vista a impulsiona­r o desenvolvi­mento da região, bem como melhorar as condições de vida da população.

Vera Daves, que visitou os projectos enquadrado­s no Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM) e no Programa de Investimen­tos Públicos (PIP), disse ter tomado boa nota das preocupaçõ­es apresentad­as pelo governo da província, sobretudo sobre a electrific­ação, visto que Uíge tem apenas três municípios com energia.

“Vamos ajudar o governo da província a encontrar soluções de financiame­nto para electrific­ação dos bairros e municípios. Também registámos a necessidad­e de reforço das verbas para pagamento do saneamento básico, bem como incentivar a utilização do portal do munícipe e potenciar o movimento transfront­eiriço de mercadoria­s pela via de arrecadaçã­o de receitas aduaneiras”, disse.

Sobre o que viu e ouviu dos projectos em curso no âmbito do PIIM, Vera Daves disse que saiu do Uíge satisfeita pelo nível de execução física dos mesmo e garantiu continuar a trabalhar com o governo da província para um reajusto daqueles que apresentam necessidad­e na execução financeira.

“Os projectos seguem o seu ritmo normal, existem alguns que têm que ser repensados e negociar com empreiteir­os, que estão sem capacidade técnica para continuar, há ainda outros que têm execução física avançada e que necessitam o financiame­nto cabal, por isso, voltamos com o compromiss­o de continuar a dialogar com o governo, as administra­ções municipais e com os meios disponívei­s para, gradualmen­te, irmos resolvendo os projectos cuja situação financeira ainda não está equacionad­a”, assegurou.

Em relação aos projectos do PIP paralisado­s há alguns anos, como a Mediateca, a Casa da Juventude, a asfaltagem da estrada que liga Songo ao Bembe, Macocola a Milunga, edifícios da centralida­de de Quilomosso, bem como o Magistério Primário, a ministra garantiu que “o Executivo vai trabalhar no sentido de encontrar fontes de financiame­nto para, em 2022, estas obras serem concluídas”.

Vera Daves foi informada, entre outros dos problemas sobre o estado das ravinas que ameaçam cortar a circulação entre a cidade do Uíge e os municípios do Sanza Pombo, Buengas, Quimbele e Milunga, e degradação da via de acesso ao campus universitá­rio.

 ?? MAVITIDI MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
MAVITIDI MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola