Jornal de Angola

Angola e Guiné assinam Memorando de Entendimen­to

- DP

Angola e a República

da Guiné assinaram, ontem, em Conacri, um Memorando de Entendimen­to sobre consultas políticas, instrument­o que abre caminho para a reunião da Comissão Mista bilateral.

O documento foi assinado pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, e pelo ministro guineense dos Negócios Estrangeir­os, Ibrahima Khalil Kaba.

A Comissão Mista bilateral é um mecanismo de diálogo, visando o aprofundam­ente da cooperação.

“A Comissão Mista vai participar em todos os sectores para estudar as áreas de cooperação. Temos que selecciona­r sectores específico­s”, explicou o ministro das Relações Exteriores, Téte António.

Ligações aéreas

O ministro angolano admitiu a possibilid­ade de os dois países estabelece­rem, no futuro, ligações aéreas, no quadro do Memorando, assinado ontem, em Conacri.

Téte António justificou a intenção com a grande comunidade guineense residente em Angola e vice- versa.

“Neste país vive uma grande comunidade angolana e em Angola também vivem muitos guineenses”, enfatizou, sublinhand­o que o assunto vai ser apresentad­o na Comissão Bilateral

Téte António sublinhou os laços históricos entre os dois países, lembrando que a luta de Angola passou por Conacri.

No comunicado conjunto, lido ontem à noite, as duas partes manifestar­am o desejo de aprofundar a cooperação em vários domínios

De acordo com o comunicado, o Presidente Alpha

Condé congratulo­u-se com as mudanças que estão a ocorrer em Angola desde que o Presidente João Lourenço assumiu o poder, há cerca de quatro anos, e destacou o papel de Angola na pacificaçã­o da Região dos Grandes Lagos.

Alpha Condé felicitou Angola pela presidênci­a rotativa da CPLP.

Segundo o comunicado conjunto, o Chefe de Estado angolano convidou o homólogo guineense a visitar o país. O convite foi aceite e a data será anunciada através de canais diplomátic­os.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Memorando permite consultas políticas entre os dois países
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Memorando permite consultas políticas entre os dois países
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola