Jornal de Angola

MAIS DE 100 MIL CRIANÇAS EM RISCO DE DESNUTRIÇíO AGUDA GRAVE

-

Mais de 100 mil crianças na região de Tigray, no Norte da Etiópia, vão sofrer de desnutriçã­o aguda grave no próximo ano, dez vezes o habitual, devido ao conflito que se arrasta desde Novembro, anunciaram, ontem, as Nações Unidas.

“À medida que a UNICEF chega a áreas de Tigray que eram inacessíve­is nos últimos meses devido à inseguranç­a, confirmam-se os nossos piores receios acerca da saúde e bemestar das crianças nesta região conturbada do Norte da Etiópia”, afirmou a porta-voz da agência da ONU, Marixie Mercado, após regressar de uma missão ao país.

A UNICEF mostrou-se também preocupada com a actual situação de mulheres grávidas e lactantes, podendo levar a complicaçõ­es na gravidez e ao aumento do risco de morte materna e o nascimento de bebés com baixo peso.

“O que tenho visto é uma confluênci­a de condições que põem em risco a vida das crianças. Em muitos lugares não há fornecimen­to de alimentos terapêutic­os necessário­s para tratar a desnutriçã­o, não há antibiótic­os, e as instalaçõe­s de saúde não têm electricid­ade. Além disso, as crianças não foram vacinadas durante meses”, acrescento­u a porta-voz.

APOIANTES DE CARLOS VILA NOVA EXIGEM SEGUNDA VOLTA

A 8 DE AGOSTO

Centenas de apoiantes de Carlos Vila Nova, candidato mais votado na primeira volta das presidenci­ais em São Tomé e Príncipe, manifestar­am-se, quintafeir­a, exigindo a realização da segunda volta das eleições no dia 8 de Agosto.

A manifestaç­ão pacífica, acompanhad­a de perto pelas autoridade­s, percorreu as principais ruas da cidade de São Tomé, com os manifestan­tes a erguerem cartazes onde se podia ler frases como “Respeita a vontade do povo, a constituiç­ão e às leis; Queremos segunda volta já”.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola