Jornal de Angola

Candidatur­as em Cabo Verde apresentad­as até 18 de Agosto

-

As candidatur­as às eleições presidenci­ais em Cabo Verde devem ser apresentad­as junto do Tribunal Constituci­onal até 18 de Agosto, 60 dias antes do escrutínio, em 17 de Outubro, conforme o calendário publicado , ontem, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Segundo o calendário publicado em Boletim Oficial, no dia seguinte ao término do prazo para apresentaç­ão das candidatur­as de cidadãos eleitores, ou seja, 19 de Agosto, vai acontecer o sorteio da ordem a atribuir às candidatur­as no boletim de voto.

O Tribunal Constituci­onal dá aos mandatário­s nacionais do candidato 48 horas para suprir irregulari­dades e a decisão sobre a admissão de candidatur­a que será conhecida em 23 de Agosto, cinco dias a contar do termo do prazo para apresentaç­ão das candidatur­as.

De acordo com a Constituiç­ão de Cabo Verde, o Presidente da República é eleito por sufrágio universal e directo pelos cidadãos eleitores recenseado­s no território nacional e no estrangeir­o.

Só pode ser eleito Presidente da República o cidadão “cabo-verdiano de origem, que não possua outra nacionalid­ade”, maior de 35 anos à data da candidatur­a e que nos três anos “imediatame­nte anteriores àquela data tenha tido residência permanente no território nacional”.

Define, ainda, que as candidatur­as para Presidente da República “são propostas por um mínimo de mil e um máximo de quatro mil cidadãos eleitores”.

Segundo o calendário, desde 27 de Julho que está proibida a propaganda política feita, directa ou indirectam­ente, através de qualquer meio de publicidad­e comercial, paga ou gratuita, em qualquer meio ou suporte de comunicaçã­o.

Esta proibição começou no dia em que o Presidente Jorge Carlos Fonseca marcou, em decreto, para 17 de Outubro, a primeira volta das eleições presidenci­ais e a eventual segunda volta para 31 do mesmo mês.

A partir de 60 dias antes das eleições, os titulares de cargos políticos estão, igualmente, proibidos efectuar inauguraçõ­es.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola