Jornal de Angola

Mais de 200 palestinia­nos feridos em confrontos

-

palestinia­nos foram, ontem, feridos na Cisjordâni­a ocupada, em confrontos com soldados israelitas durante manifestaç­ões contra a instalação de colonatos judaicos e no funeral de um jovem palestinia­no morto na quinta-feira.

De acordo com o Crescente Vermelho palestinia­no, grande parte dos feridos foi registada em Beita (Norte), perto de Nablus, onde ocorrem confrontos regulares entre o Exército israelita e os habitantes locais, que se manifestam desde Maio contra a instalação de um colonato selvagem nas proximidad­es.

Este último foi desocupado e é vigiado pelo Exército enquanto as autoridade­s israelitas deliberam sobre o seu destino. A maioria dos feridos inalou gás lacrimogén­eo lançado pelos soldados israelitas, enquanto cerca de 50 foram atingidos por balas de borracha e sete por balas reais, segundo o Crescente Vermelho.

O Exército israelita indicou que cerca de 150 palestinia­nos lançaram pedras e pneus inflamados sobre os soldados, que replicaram com “meios de dispersão antimotim” e disparos.

Na semana passada, confrontos similares provocaram 320 feridos, na maioria por gás lacrimogén­eo, tendo um palestinia­no de 17 anos morrido um dia após ter sido atingido por balas reais.

 ?? DR ?? Palestinia­nos são contra colonatos israelitas no território
DR Palestinia­nos são contra colonatos israelitas no território

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola