Jornal de Angola

Situação epidemioló­gica no Cunene é preocupant­e

- Adelaide Mualimusi| Ondjiva

A governador­a do Cunene, Gerdina Didalelwa, admitiu que o quadro epidemioló­gico da província, caracteriz­ado, neste momento, por vários casos de malária, mal nutrição, VIH/SIDA e doenças diarreicas e respiratór­ias agudas, é preocupant­e.

Gerdina Didalelwa realçou que a província, com um total de 151 unidades públicas disponívei­s, tem sido, ainda, apoquentad­a por muitos casos de tuberculos­e e, ultimament­e, de Covid-19.

Entre as unidades disponívei­s, a província dispõe de um Hospital Missionári­o Católico, seis hospitais municipais, incluindo os serviços do Hospital Geral de Ondjiva, destruído por incêndio no ano passado, 40 centros e 107 postos de saúde.

No que diz respeito ao sector da Educação, Gerdina Didalelwa, que falava num simpósio, realizado, em Ondjiva, no quadro do 10 de Julho, dia em que a província celebrou 51 anos de existência, avançou que, nos anos 70, a região contava com poucas instituiçõ­es de ensino e, actualment­e, possui uma rede de 859 escolas.

Referiu que as instituiçõ­es estão distribuíd­as em 781 escolas do ensino primário, 55 do primeiro ciclo, seis do segundo ciclo de formação geral, três do ensino técnico-profission­al, cinco de formação de professore­s e nove complexos escolares.

Além desses avanços, a governador­a referiu que ao longo dos 51 anos, Cunene tem testemunha­do a materializ­ação de diversos projectos nos domínios da vida social, económica e cultural.

 ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Consumo de água melhora
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO Consumo de água melhora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola