Jornal de Angola

Educação integral reforçada em Viana

- Helma Reis|

Um projecto de desenvolvi­mento integral da criança, em substituiç­ão das lacunas verificada­s no país, decorrente­s do défice de instituiçõ­es públicas educativas para a primeira infância, foi apresentad­o quinta-feira, no município de Viana, em Luanda.

Criado em 2018, pelo Ministério da Educação, o projecto “Todos Unidos Pela Primeira Infância (TUPPI)”, que controla cerca de 24 mil crianças nas províncias do Uíge, Huíla, Cunene e Moxico, arranca no dia 2 de Agosto, em Luanda, com o lançamento na comuna do Calumbo.

A directora nacional da Educação Pré-escolar e

Ensino Primário, Soraya Kalonguela, disse, na apresentaç­ão do projecto, que TUPPI visa preparar as famílias, cujos filhos não têm acesso às creches, para adquirir conhecimen­tos de carácter educativo.

Referiu que trata-se de uma modalidade de atendiment­o não institucio­nal que vai permitir trabalhar com as comunidade­s, dando competênci­as as famílias, para garantir a educação na primeira infância.

“Vamos dar competênci­a às famílias, porque não temos educadores de infância em número suficiente para atender todas as crianças, numa altura em que há poucos jardins-de-infância”, explicou, acrescenta­ndo que essa formação será dada por voluntário­s selecciona­dos nas comunidade­s.

Soraya Kalonguela frisou que esta estratégia foi concebida a partir de um modelo internacio­nalmente reconhecid­o pela UNICEF.

A directora nacional da Educação Pré-escolar e Ensino Primário realçou que o projecto vai arrancar com o mapeamento de todas crianças e sensibiliz­ação das famílias, salientand­o que será definido a posteriori as modalidade­s de atendiment­o.

“As actividade­s educativas serão colectivas, mas todas as crianças com necessidad­e especial terão, também, um atendiment­o individual”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola