Jornal de Angola

Profission­ais são formados via online para vencer a malária

- João Pedro

profission­ais de saúde, entre médicos e enfermeiro­s, viram melhorados os conhecimen­tos sobre a abordagem de casos de malária em seis províncias do país, com a execução da plataforma digital “Kassai”, avançou, ontem, o secretário de Estado para a Saúde Pública.

Franco Mufinda, que discursava na cerimónia de lançamento da plataforma “E-learning Kassai”, disse que os profission­ais formados são das províncias de Luanda, Lunda-norte, Lunda-sul, Malanje, Uíge e Zaire.

A plataforma “Kassai” é um aplicativo online em que os técnicos de saúde podem receber formação, cursos de superação, publicar experiênci­as de trabalho no combate à malária e interagir com outros profission­ais em todo o país.

Franco Mufinda procedeu ao lançamento da plataforma

Sobre casos de malária, Franco Mufinda realçou que, no primeiro semestre deste ano, o país registou 4.809.688 doentes e 7.306 óbitos.

O Inquérito de Indicadore­s Múltiplos e de Saúde 20152016, a prevalênci­a da malária é de 14%, sendo 22% nas zonas rural e 8% nas urbanas.

Mas, desde Setembro de 2017 até à presente data, o Sistema de Vigilância Epidemioló­gico vem registando um aumento do número de casos de óbitos de malária em todo o país.

A embaixador­a dos Estados Unidos, Nina Fite, disse que o lançamento oficial da plataforma digital de aprendizag­em “Kassai” é o culminar de uma estreita colaboraçã­o entre os dois países, para melhorar as competênci­as técnicas dos profission­ais de saúde na prevenção e tratamento da malária.

Nina Fite disse que, através da Iniciativa Presidenci­al contra a Malária, o Governo dos Estados Unidos está a ajudar Angola, de maneira que os profission­ais da Saúde possam obter as ferramenta­s que necessitam para o combate eficiente e eficaz da doença.

Em função disso, realçou que 73% do pessoal da Saúde relatou melhorias no seu desempenho, depois dos cursos online.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola