Jornal de Angola

Benefícios do gengibre

-

Os benefícios do gengibre para a saúde são principalm­ente ajudar na perda de peso, acelerando o metabolism­o, e relaxar o sistema gastrointe­stinal, prevenindo náuseas e vómitos. No entanto, o gengibre também actua como antioxidan­te e antiinflam­atório, ajudando na prevenção de doenças como cancro cólon-retal e úlceras no estómago.

O gengibre é uma raiz que pode ser utilizada em chás ou em pó que podem ser adicionada­s a água, sumos, iogurtes ou saladas.

Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, (compostos químicos encontrado no gengibre fresco) presentes nessa raiz, actuam aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecime­nto e na prevenção do ganho de peso.

O gengibre é bastante utilizado para combater azia e gases intestinai­s, devendo ser consumido principalm­ente na forma de chá para obter esse benefício. Esse chá é feito na proporção de uma colher de gengibre para cada uma chávena de água, e o ideal é que sejam ingeridas quatro chávenas de chá ao longo do dia para se obter a melhoria nos sintomas intestinai­s.

O gengibre tem acção antioxidan­te no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, cancro e envelhecim­ento precoce. Além disso, ele também tem acção anti-inflamatór­ia, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratór­ias, como tosse, asma e bronquite.

Devido à sua propriedad­e antiemétic­a, o gengibre ajuda a reduzir as náuseas e vómitos que frequentem­ente ocorrem durante a gravidez, tratamento­s de quimiotera­pia ou nos primeiros dias após cirurgias. A melhora desses sintomas é obtida após cerca de quatro dias de consumo de 0,5 g de gengibre, o que equivale a cerca de ½ de colher de chá de raspas de gengibre misturadas com água ou sumos, que devem ser tomados de preferênci­a pela manhã.

O gengibre ajuda a proteger o estómago contra as úlceras porque ajuda no combate à bactéria H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais. Além disso, o gengibre também previne o surgimento do cancro de estómago, que na maior parte dos casos está ligado a alterações nas células provocadas pela úlcera.

Devido a sua capacidade de adaptação no corpo, o gengibre pode regular a pressão em pessoas que possuem pressão alta. Isso pode acontecer porque actua inibindo a formação de placas de gordura nos vasos, aumentando a sua elasticida­de e favorecend­o a circulação. Além disso, é capaz de afinar o sangue, tornando-o mais fluido e melhorando o fluxo de sangue no corpo.

O gengibre deve ser consumido conforme orientação do fitoterape­uta ou do nutricioni­sta, pois o consumo em quantidade­s excessivas pode resultar em hipoglicem­ia em pessoas diabéticas, ou hipopiese nas pessoas que possuem hipertensã­o.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola