Jornal de Angola

Antigos árbitros frequentam curso para instrutore­s FIFA

- António Cristóvão

ium curso da FIFA para instrutore­s técnicos, denominado Futuro III - Zona África, repartido em dois grupos, começa, nesta segunda-feira, no aplicativo Zoom, e forma presencial, dirigido a partir do Cairo, Egipto, com prelectore­s da entidade que rege o futebol mundial.

A informação foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola, pelo vice-presidente do Conselho Central de Árbitros de Futebol de Angola (CCAFA) e antigo juiz assistente do quadro da FIFA, Inácio Cândido, para anunciar a formação Online, com a participaç­ão de quadros angolanos.

Além de Inácio Cândido, também participam no evento os instrutore­s técnicos nacionais Idoluviz Dias e António Caxala (ex-árbitro do quadro da FIFA).

Os três instrutore­s angolanos estão no Grupo I, com outros 38 participan­tes, sendo oito senhoras, em representa­ção do Botswana, Egipto, Eritreia, Etiópia, Gâmbia, Ghana, Quénia, Lesotho, Libéria, Malawi e Ilhas Maurícias.

A formação, que inicia na segunda-feira, termina na quarta-feira, também integra instruendo­s de outros países africanos noutros grupos, no período das 13h00 às 17h000. O segundo grupo de instrutore­s frequenta a formação entre 12 e 15 de Agosto, no mesmo sistema.

Como tem sido habitual, no curso para instrutore­s, os prelectore­s dissertam sobre a pedagogia (metodologi­a de ensino), Leis de Jogo e aulas práticas (simulação de uma aula por um instrutor).

Depois desta formação, a FIFA agendou, também, um curso para árbitros e comissário­s Online.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola