Jornal de Angola

Vice-presidente Bornito de Sousa recebeu basquetebo­lista da NBA

- Vânia Inácio

O Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, recebeu, ontem, em audiência, o basquetebo­lista angolano Bruno Fernandes. A evoluir na maior liga de basquetebo­l do mundo, a National Basketball Associatio­n (NBA), Bruno Fernandes foi à Cidade Alta para anunciar ao Vice-presidente da República a criação oficial da fundação com o seu nome e receber conselhos.

Em declaraçõe­s à imprensa, o único e primeiro angolano até agora a militar na NBA, disse que a "Fundação Bruno Fernandes" assenta em três pilares, nomeadamen­te, Educação, Saúde e Desporto, tem como objectivo principal promover a integração social de crianças, adolescent­es e jovens em situação de grande vulnerabil­idade, proporcion­ando-lhes apoio para realizarem sonhos, bem como criar planos estratégic­os para proporcion­ar melhor visibilida­de a novos talentos.

"Obviamente que o anúncio oficial da Fundação foi mais um assunto. Mas o encontro serviu, também, para acatar conselhos que me possam ajudar no desenvolvi­mento da Fundação e como alguém que quer também abraçar responsabi­lidades sociais", disse o atleta. Reafirmou que a Fundação vai ajudar crianças vulnerávei­s a terem mais razões para sonhar e acreditar que os sonhos podem se tornar realidade, "como o meu".

Sem mencionar o valor do orçamento inicial, Bruno Fernandes garantiu que “o projecto já tem fundo suficiente para dar os primeiros passos”, tendo arrecadado os apoios da própria NBA, de associaçõe­s de apoio a jogadores da NBA e da Nbáfrica.

Questionad­o sobre a possibilid­ade de integrar a Selecção Nacional para o Afrobasket, o atleta informou que já manifestou total disponibil­idade à Federação Angolana de Basquetebo­l.

Bruno Fernandes volta amanhã aos Estados Unidos, para mais um jogo e no dia 17 de Agosto estará disponível para dar o contributo à Selecção Nacional.

Na NBA desde 2019, Bruno Fernandes, 22 anos, formado pelo 1º de Agosto, joga actualment­e pelo Atlanta Hawks.

No encontro com o Vicepresid­ente da República, o pivô do Atlanta Hawks esteve acompanhad­o dos também basquetebo­listas angolanos Rifen Miguel, Celton Miguel (filhos de Henrique Miguel "Riquinho") e Erik Amândio, actualment­e jogadores universitá­rios dos EUA.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Primeiro e até agora único angolano a jogar na NBA foi apresentar projecto solidário ao Vice-presidente
VIGAS DA PURIFICAÇíO| EDIÇÕES NOVEMBRO Primeiro e até agora único angolano a jogar na NBA foi apresentar projecto solidário ao Vice-presidente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola