Jornal de Angola

Destacadas políticas públicas

- Manuela Mateus

Em Angola, as questões de igualdade e equidade de género encontram-se numa posição prioritári­a na agenda do Executivo, por contribuir para a melhoria do desenvolvi­mento sustentáve­l dos membros das comunidade­s.

A garantia foi dada, ontem, pela ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Faustina Alves, durante o Fórum sobre as Mulheres Africanas e os seus Problemas e Possíveis Soluções, alusivo ao 59º aniversári­o do Dia da Mulher Africana, que hoje se assinala, sob o lema “Inclusão Financeira das Mulheres: Desafios e Oportunida­des”.

Segundo Faustina Alves, o compromiss­o assumido pelo Executivo sobre a equidade de género decorre da observânci­a das disposiçõe­s da Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, nas quais constam informaçõe­s, os progressos alcançados, as dificuldad­es encontrada­s e os desafios para o desenvolvi­mento do país.

A ministra da Acção

Social, Família e Promoção da Mulher, declarou que “a violência de género e sexual deve ser encarada como um problema específico de segurança nacional, por colocar em risco a vida e o bem-estar das vítimas, de modo particular, e das sociedades, de um modo geral”.

De acordo com a ministra, os Estados africanos foram orientados a trabalhar para as mulheres ocuparem, pelo menos, 50 por cento dos cargos na Função Pública, a todos os níveis.

No domínio do empreended­orismo, afirmou, de 2021 a 2021, numa acção conjunta com o Ministério da Economia e Planeament­o, “por via do Instituto Nacional de Apoio às Pequenas Empresas (INAPEM) e o Guiche Único da Empresa, com apoio do PNUD e da FAO, foram capacitada­s, em dois ciclos de formação, 354 pessoas, das quais 202 mulheres provenient­es de sete municípios de Luanda. A acção que resultou na constituiç­ão e legalizaçã­o de 28 cooperativ­as, corte e costura, agricultur­a, pastelaria, culinária e decoração.

 ?? DR ??
DR
 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Faustina Alves condena todo tipo de violência de género
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Faustina Alves condena todo tipo de violência de género

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola