Jornal de Angola

MPLA acredita na força do diálogo e do perdão

- Domingos Calucipa | Ondjiva

O MPLA acredita na força do diálogo, principalm­ente quando surgem ideias e visões diferentes sobre fenómenos sociais, políticos e económicos, que primam sempre por princípios e valores comuns, afirmou, sextafeira, em Ondjiva, província do Cunene, a vice-presidente do partido, Luísa Damião.

De acordo com Luísa Damião, que falava num encontro de recolha de opiniões da sociedade civil denominado “Termómetro”, que abordou o tema “A dimensão do perdão na consolidaç­ão de uma Angola de paz, reconcilia­ção e desenvolvi­mento”, o “MPLA abraça com seriedade e muita responsabi­lidade o discurso de perdão do Presidente João Lourenço, cuja mensagem está a ser bem acolhida pelas famílias angolanas, organizaçõ­es da sociedade civil e igrejas”.

“Só quem percebe a profundida­de e o alcance do reconhecim­ento do erro e do valor do perdão e da reconcilia­ção está apto para dar passos em direção à superação e à vitória em todas as esferas da vida”, observou.

Para a vice-presidente do MPLA, todos devem “cultivar o espírito de ser e de estar, onde a tolerância se sobrepõe à vingança e o perdão sobre os corações carregados de dores”. Disse que o “diálogo permanente e genuíno” é a melhor arma para a resolução dos múltiplos problemas, quer sejam na família, nas organizaçõ­es ou no Estado.

O jornalista Jaime Azulay, um dos prelectore­s do encontro, incentivou o perdão na sociedade como factor determinan­te para a reconcilia­ção e unidade nacional.

Jaime Azulay afirmou ser “necessário unificar o país e ver no perdão o caminho para o progresso que se almeja” em toda Angola.

Sérgio Calundungo, outro prelector, frisou que “seja partido político ou igreja, deve medir o seu grau de perdão e acção”. “Temos um exemplo de perdão feito pelo Presidente da República, João Lourenço, à volta do 27 Maio, pois o perdão reunifica a nação”, considerou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola