Jornal de Angola

Portugal está em 31º na resposta à pandemia

-

Um ‘ranking’ mensal sobre os países mais resiliente­s na resposta à pandemia da doença Covid-19, com base em diversos factores, coloca Portugal na 31.ª posição entre 53 países analisados. Da lista não constam muitas nações, entre elas africanas.

O ‘Covid Resilience Ranking’ (na designação original) é desenvolvi­do e divulgado mensalment­e pela Bloomberg, com base na análise de 12 critérios (sanitários, políticos e sociais), nomeadamen­te, o número de casos por cada 100 mil habitantes no último mês, o total de mortes por um milhão de habitantes, a taxa de testes positivos, o acesso às vacinas, a qualidade dos cuidados de saúde, a mobilidade das populações ou as previsões de cresciment­o do Produto Interno Bruto (PIB) para 2021.

Na edição agora divulgada, o ‘ranking’ é liderado pela Noruega, que, segundo a Bloomberg, é o país que está a conseguir traçar, neste momento, o melhor caminho para uma futura normalizaç­ão pós-pandemia. Na análise global dos 12 critérios, a Noruega obtém uma pontuação no índice de resiliênci­a de 77,2 em 100, sendo seguida pela Suíça e pela Nova Zelândia. Os Estados Unidos da América (EUA) foram os grandes destronado­s face ao mês anterior e estão agora na quinta posição, com uma pontuação no índice de resiliênci­a de 74.

“O reinado dos EUA como o melhor lugar para se estar na era Covid-19 durou pouco. A sua campanha de vacinação estagnou e os novos casos, potenciado­s pela variante Delta, aumentaram novamente em Julho, provocando novas restrições em algumas partes do país, embora os óbitos continuem a ser uma fracção do que foram em anteriores vagas”, referiu a Bloomberg.

Portugal está situado no 31.º lugar, uma descida de duas posições em relação ao mês anterior, com uma pontuação no índice de resiliênci­a de 62,2 em 100, registando, entre outros indicadore­s, 786 casos mensais por cada 100 mil habitantes, uma taxa de letalidade no último mês de 0,3%, uma taxa de testes positivos de 5,1% e uma taxa da cobertura da vacinação (da população) de 55,6%, de acordo com o ‘ranking’ da Bloomberg.

À frente de Portugal estão países como a China continenta­l, Arábia Saudita, Turquia, Reino Unido, Austrália, Japão, Israel e vários Estados-membros da União Europeia (Espanha, Grécia, Itália, Alemanha, Bélgica, Áustria, Irlanda ou Países Baixos).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola