Jornal de Angola

Cerca de 600 crianças matam a fome nas ruas

- Alexa Sonhi

A província de Luanda tem cerca de 650 crianças em estado de vulnerabil­idade a mendigar pelas ruas, principalm­ente nas urbanizaçõ­es do Kilamba, no município de Belas, e Sequele, em Cacuaco, informou o director-geral do Instituto Nacional Criança (INAC).

Paulo Kalesi disse que, das 650 crianças que se encontram em estado de vulnerabil­idade, algumas vivem na rua, as conhecidas "crianças de rua", e outras vão simplesmen­te às artérias de Luanda em busca de comida e dinheiro e retomam depois às suas casas.

O director-geral do INAC explicou que, quando abordadas, muitas crianças alegam fome e miséria em casa e, por isso, vão às ruas para ajudar os país com as despesas domésticas.

"Por isso, nós estamos a trabalhar no sentido de desincenti­var a permanênci­a destas crianças nas ruas e encaminha-las para áreas sociais das administra­ções municipais”, disse Paulo Kalesi.

Referiu que a nível das administra­ções, além de se ajudar a criança, também cadastra-se a família para esta ser inserida em projectos sociais do governo, com destaque para a entrega de cesta básica.

Segundo o director do INAC, caso o pai ou alguém da família tenha um curso profission­al, como de electricid­ade, mecânica ou outra formação, atribui-se a esse indivíduo equipament­o para permitir que se fomente o auto-emprego.

Quanto às crianças sem famílias identifica­das, Paulo Kalesi salientou que essas são retiradas das ruas e coladas em centros de acolhiment­o, para merecerem a protecção do Estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola