Jornal de Angola

Combate à Pobreza tem dinheiro disponível

- Delfina Victorino | cuito

O Programa de Desenvolvi­mento Local e Combate à Pobreza (PDLCP) tem mais de dois mil milhões de kwanzas para serem aplicados na execução de diversos projectos de impacto social, no Bié, revelou o vice-governador para o sector Político, Económico e Social.

António Manuel, que falava sexta-feira, no Cuito, durante a I Reunião Ordinária do Conselho Provincial de Auscultaçã­o da Comunidade, explicou que a maior fatia deste valor, um total de 327.400.000 de kwanzas, vai para projectos do município de Camacupa.

Dentro do PDLCP, o vicegovern­ador esclareceu que, durante o exercício económico de 2021, cada município recebeu 300 milhões de kwanzas, para serem executados em várias acções sociais.

António Manuel explicou que o sector do fomento à agricultur­a, pecuária e pesca, bem como a hidráulica e engenharia são as áreas com maior número de acções.

“A compra de fertilizan­tes, como adubos 12-24/12, pulverizad­ores, enxadas, para a distribuiç­ão às associaçõe­s de camponeses das comunas de Chivaulo, Calussinga e Cassumbi (município do Andulo), constam nas acções executadas”, descreveu.

O responsáve­l salientou que foram feitos desmatamen­tos e preparação de terras para as associaçõe­s juvenis, militares e mulheres camponesas, aquisição de gado para 210 criadores de organizaçõ­es de ex-militares do Chitembo.

Em relação ao empoderame­nto das mulheres, o vice-governador destacou a existência de 75 zungueiras, que beneficiar­am de apoio material no Andulo, entre as quais 48 formandos nos cursos de pastelaria, decoração, alvenaria, culinária e mecânica auto, em colaboraçã­o com o Instituto Nacional de Formação Profission­al (INEFOP).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola