Jornal de Angola

Predominân­cia brasileira

-

Em 2020, os brasileiro­s, com 183.993 residentes, representa­vam 27,8% do total de estrangeir­os em Portugal (662.095), segundo dados do Serviço de Estrangeir­os e Fronteiras (SEF). Nesse ano, foram emitidos 63.494 pareceres positivos para a aquisição da nacionalid­ade portuguesa, sendo que mais de metade foi a cidadãos do Brasil (20.847) e de Israel (20.782).

“Em Israel, reúne-se hoje a maior comunidade sefardita do mundo. Os candidatos que se dirigem ao nosso rabinato são basicament­e de famílias originária­s do antigo Império Otomano e do norte de África”, explica a assessoria de imprensa da Comunidade Judaica do Porto, por onde têm passado muitos processos. Acrescenta que os candidatos necessitam de um a dois anos para ter identidade portuguesa e por três motivos principais: “Aquisição de um direito, ajudar a renovar Portugal e promover a vida judaica no país”.

Entre 2015 e 2019, os pedidos de certificaç­ão de sefardismo ao rabinato do Porto aumentaram 100% de ano para ano, não se registando aumentos no ano passado.

“Os últimos meses foram de declínio do número de pedidos, tendência que se espera acentuar-se progressiv­amente”, esclarece a assessoria da comunidade.

Segundo informou, recentemen­te, Itay Mor, presidente da Associação Judaica Over the Rainbow Portugal, imigraram mais de 20 mil judeus que contribuír­am com milhares de milhões de euros para a economia portuguesa.

Os tempos de espera para a obtenção da nacionalid­ade portuguesa também dependem do país de origem, alguns onde é mais difícil reunir a documentaç­ão, nomeadamen­te, a certidão de nascimento. E da facilidade de acesso aos serviços portuguese­s e do conhecimen­to dos mesmos.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola