Jornal de Angola

Gociante Patissa: “O Homem Que Plantava Aves”

-

“As aves no coração da aldeia eram prestimosa­s mensageira­s. Disputavam o céu, cada espécie tentando caprichar num rol de acrobacias desinteres­sadas. Anunciavam ora cacimbos de grandes caçadas, ora estações de férteis chuvas. Um lindo espectácul­o de se ver. Várias sessões ao dia. Garças pela manhã, cegonhas ao meio dia, gaivotas ao cair da tarde. À boleia, até as corujas, odiadas pelo seu mau presságio, e daí o pânico, viam-se temporaria­mente toleradas.”

Luandino Vieira: “Lourentinh­o, Dona Antónia de Sousa Neto & Eu”

“O irmão sorri, desacredit­a? Sempre não queira ser sábio ignorante: rir é remendo na roupa rota – tapa só, esconde nada... O dito, repito: mandioquei­ra de musseque é superior criatura de qualquer douto vereador municipela­sco!

Trintium de boca? É dos livros, irmão, já disseram os muitos doutores. O Espírito Santo até, o próprio Deus com Moisés seu profeta: “Germinará a terra vegetação, ervas que deem semente e árvores frutíferas...” – no terceiro dia do Génesis, logo-logo. Aí, o homem, nem que era sombra de um sonho, jimboa-de-quimbundo matriarca de netos já, se adoceando para quizacas, sacafolhas.”

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola