Jornal de Angola

ACT trava avanço da equipa Tchaco

-

A sétima prova do Torneio Orped-bci em ciclismo, disputada sábado e domingo, em duas etapas de fundo, foi marcada pela resposta dos Amadores do Cicloturis­mo (ACT) ao avanço da Tchaco Cycling Team (TCT) na classifica­ção, sobretudo na categoria de Master 40, a mais equilibrad­a da competição.

Depois da vitória de Márcio Gourgel (TCT), na véspera, numa disputa roda a roda com Yuri Rosa “Wasso Wasso”, detentor da camisola de líder, os ACT estudaram formas de proteger o seu atleta. João Cavaleiro, capitão de equipa, ciclista respeitado no pelotão, e Milton Xavier assumiram a definição da estratégia dos homens que assumem a Cidade do Kilamba como praça forte da modalidade em Angola.

A poucos metros do retorno na Balança, a seguir ao Parque da Quissama, largaram Wasso Wasso e Sérgio Mateus (Master 30) para a fuga, inicialmen­te subestimad­a pela concorrênc­ia. A presença de Cavaleiro no grosso do pelotão fez adormecer o grupo da perseguiçã­o. Márcio Gourgel ficou com menos hipóteses de alcançar o rival.

O avanço de quase três minutos permitiu à dupla dos ACT cortar a meta de forma confortáve­l no Autódromo Internacio­nal de Luanda, ao cabo de 135 quilómetro­s.

Yuri Rosa conservou a liderança, Sérgio Mateus, tarimbado competidor de karting, venceu a primeira corrida nos Master 30, enquanto Vicente Ngoio “Lelo” (TCT), antiga referência do ciclismo nacional, ocupou o segundo lugar nos Master 40.

Gourgel terminou a etapa na quarta posição e Cavaleiro, terceiro, levou o colega Ismael Rocha “Moreninho” ao segundo lugar dos Master 30. Na categoria de Elite, o BAI Sicasal Petro reforçou o domínio, com os triunfos de Dário António e Christian Perez.

A Orped Angola tem arregiment­ado parceiros, de modo a proporcion­ar conforto e segurança aos atletas. Além do BCI, patrocinad­or do torneio, Bruno Casimiro conseguiu envolver a Dewill, MS (Farmácias Moniz Silva), Jetour, Hotel Cristânia, Vecauto, MET CARE, Amarelinha Hamburgers e República das Flores, marcas que ajudam a fazer a festa do pedal. Os Amigos da Picada sinalizam a marcha dos ciclistas, que apenas reclamam a falta de sinalizaçã­o de obstáculos na estrada, nomeadamen­te os buracos.

As equipas preparam a disputa, no próximo final de semana, em três etapas, o Campeonato Provincial de Luanda. O Grande Prémio alusivo aos dez anos da Cidade do Kilamba foi cancelado por razões logísticas, facto que levou vários ciclistas a irem correr, ontem e hoje, no Grande Prémio UCLJAIR Transporte­s de Benguela, na cidade do Lubango, Huíla.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola