Jornal de Angola

Pérolas ambicionam vencer último jogo da fase de grupos

Selecção Nacional sénior feminina de andebol defronta amanhã de madrugada a similar da Coreia do Sul com pretensão vitoriosa

-

A vitória da Selecção Nacional sénior feminina de andebol sobre o Japão, na quarta jornada do Grupo A, do torneio olímpico, que decorre em Tóquio, aumentou os níveis de confiança das jogadoras para o desafio frente à Coreia do Sul, pontuável para a quinta ronda, a disputar-se na madrugada de amanhã.

Na madrugada de sábado, as Pérolas surpreende­ram as anfitriãs e venceram por 2825, numa partida pautada pelo equilíbrio do princípio ao fim, com as angolanas a garantirem o triunfo fruto do excelente posicionam­ento defensivo e a grande exibição da guardarede­s Helena de Sousa.

Ao intervalo, a Selecção Nacional, orientada por Filipe Cruz, ganhava por 15-13, numa partida onde a excelente movimentaç­ão e jogadas combinadas bem arquitecta­das, assim como a reacção defensiva quase impecável ditaram o triunfo, ao fim dos primeiros trinta minutos da contenda. A diferença apertada no resultado final, de três golos, espelha o equilíbrio registado ao longo de toda a partida.

Diante das anfitriãs, a selecção nacional tirou vantagem do porte físico ligeiramen­te maior, em relação às japonesas, e impôs o seu jogo, com incidência no corredor central, onde se evidenciar­am, entre outras, a capitã Isabel Guialo, Magda Cazanga e a pivô Albertina Cassoma.

Destacou-se igualmente a guarda-redes Helena Sousa, que fez defesas difíceis, em momentos cruciais do jogo, algumas de forma sucessiva, atitude que transmitiu maior confiança ao grupo.

Com a primeira vitória, as Pérolas têm ainda hipóteses de alcançar a qualificaç­ão para os quartos-de-final, caso amanhã vença a Coreia do Sul, no desafio da quinta e última jornada da fase de grupos.

Angola perdeu os primeiros desafios frente a Montenegro, Noruega e Países Baixos.

Filipe Cruz mais confiante

O selecciona­dor nacional Filipe Cruz está confiante na passagem de Angola para a fase seguinte. Em declaraçõe­s ao canal desportivo da Rádio Nacional de Angola, após a vitória sobre o Japão, afirmou que após quatro partidas as atletas ganharam ritmo competitiv­o, e acredita ser possível a qualificaç­ão para os quartos-de-final.

As campeãs africanas voltam a evoluir diante da Coreia do Sul na madrugada de amanhã, para a quinta e última ronda desta fase de grupos, partida que, segundo o treinador, será de elevado grau de dificuldad­e.

Por outro lado, a guardarede­s Helena Sousa, uma das obreiras do triunfo, com defesas difíceis em momentos cruciais, frisou que a vitória serve de incentivo para a derradeira partida diante das coreanas.

Tal pensamento é corroborad­o pela lateral esquerda, Wuta Dombaxi, sublinhand­o que só a vitória interessa para, nas contas finais, Angola ter hipótese de qualificar-se para a outra fase.

 ?? IHF.INFO ?? Combinado nacional alcançou primeiro triunfo no torneio de andebol dos Jogos Olímpicos
IHF.INFO Combinado nacional alcançou primeiro triunfo no torneio de andebol dos Jogos Olímpicos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola