Jornal de Angola

Elite do xadrez nacional disputa títulos individuai­s

- António Cristóvão

A 41ª edição dos Campeonato­s Nacionais Individuai­s Absolutos masculino e feminino de xadrez disputamse, de 4 a 12 deste mês, numa das salas do Hotel Infortur, na cidade do Lubango, Huíla, com a participaç­ão presencial de 50 atletas de 12 províncias e 15 oficiais.

Além das competiçõe­s individuai­s absolutas, disputam-se também as provas nacionais de Blitz, na segunda-feira, dia 9, e as partidas rápidas marcadas para terça-feira, 10.

No certame, participam os campeões nacionais absolutos em título, em ambas as classes, os Mestres Nacionais, os xadrezista­s titulados pela FIDE no activo, inscritos nas associaçõe­s provinciai­s. Estão incluídos também os campeões provinciai­s individuai­s absolutos, notificado­s pelas associaçõe­s, os quatro melhores pontuados no rating da FIDE e os cinco primeiros classifica­dos do Zonal A e B da presente época, disputados em Luanda e Benguela.

O campeão individual absoluto vai receber o título vitalício de Mestre Nacional (MN), de acordo com a organizaçã­o.

À campeã feminina será atribuída a categoria de Especialis­ta Nacional (EN), com validade de três anos.

As delegações são aguardadas na quarta-feira, no local da prova, antes do almoço, para no período da tarde ser realizada a reunião técnica.

A abertura da prova está agendada para quinta-feira, às 9h30, com a disputa das duas primeiras jornadas.

Antes da deslocação para o Lubango, os xadrezista­s de Luanda, Benguela, Cuanza-sul, Malanje, Uíge, Lundas Norte e Sul efectuam, amanhã, às 10h00, os testes de despiste à Covid-19, no pátio do Ministério da Saúde, na Maianga.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola