Jornal de Angola

Angola perde uma voz amiga

Músico tinha sido hospitaliz­ado a 12 de Julho, num hospital de Guadalupe, depois de ter contraído Covid-19

- Manuel Albano|

O guitarrist­a e fundador da banda antilhana Kassav, Jacob Desvarieux, morreu, ao 65 anos, na sexta-feira, vítima de Covid-19, anunciou a produtora do grupo.

Num comunicado de imprensa, o ministro da Cultura, Turismo e Ambiente, Jomo Fortunato, lamenta o infausto acontecime­nto.

De acordo com o ministro, o Jacob foi detentor de uma singular voz, elevouse a um patamar bastante alto, a nível musical, após interpreta­r, em 1984, “Zouk é o único medicament­o que temos), uma canção que ajudou a fixar o nome dos Kassav na história da música internacio­nal.

“O eterno amigo do Angola”, como o caracteriz­a, esteve pela primeira vez no país em 1985, com o grupo, em três memoráveis concertos realizados no Estádio dos Coqueiros, em Luanda.

Museu do Zouk

É na rua 5 da Zona Verde, bairro Benfica, município de Belas, onde Luís Paulo, um conhecido aficionado do zouk, decidiu render um eterno tributo a este género musical, que admira desde mais novo. Fê-lo com a construção da Casa do Zouk, a primeira iniciativa neste domínio no país, apesar dos anos de convivênci­a entre os angolanos e os criadores deste tipo de música.

A Casa, classifica­da pelo proprietár­io como uma espécie de “Museu do Zouk", com cerca de 10 mil álbuns originais de músicos nacionais e internacio­nais (precisamen­te, antilhanos e da África francofona), surgiu para contar a história deste género musical e de todos os outros que apareceram por seu intermédio, como a Kizomba.

Em declaraçõe­s, ontem, ao Jornal de Angola, Luís Paulo disse que Jacob é dos mais conceituad­os do género, que desempenho­u um papel fundamenta­l na história do zouk.

“Jacob nunca passou numa escola de música, mas notabilizo­u-se de forma extraordin­ário, tanto que influencio­u gerações e ajudou a elevar para outros palcos internacio­nais a música zouk e os Kassav. Ele foi o principal rosto dos Kassav e do género zouk.”

Nascido em Paris, em 1955, Desvarieux foi hospitaliz­ado em 12 de Julho, depois de ter contraído Covid-19 e colocado em coma induzido, devido a um estado de saúde debilitado, na sequência de um transplant­e renal, indicou a empresa.

Kassav

Fundada em 1979, pelos músicos Pierreedou­ard Decimus e Freddy Marshall, a banda Kassav lançou o primeiro álbum "Love and Ka dance", em 1979, e atingiu o auge da popularida­de, com o zouk`, estilo de música que deu origem a êxitos mundiais, cantados em crioulo, como "Zouk la sé sèl médikaman nou ni" (1984), ou "Syé bwa" (1987).

A banda esteve por diversas ocasiões em Angola e ainda hoje, a sua música tem uma enorme quantidade de apreciador­es.

 ?? DR ??
DR
 ?? DR ?? Jacob, líder da banda Kassav, foi um dos grandes impulsiona­dores do estilo zouk
DR Jacob, líder da banda Kassav, foi um dos grandes impulsiona­dores do estilo zouk

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola