Jornal de Angola

Huíla começa com os primeiros oito balcões

- Domingos Mucuta | Lubango Luísa Victoriano | Malanje e João Constantin­o | Cuito

Os primeiros oito Balcões Únicos de Atendiment­o ao Público (BUAP), dos 42 previstos para os 14 municípios da província da Huíla, entram em funcioname­nto a partir de hoje, anunciou, ontem, a directora do Gabinete Provincial dos Registos e Modernizaç­ão Administra­tiva.

Vayolela António referiu que, nesta primeira fase, os oito primeiros balcões estarão nos municípios do Lubango, Cacula, Chibia, Caluquembe, Quilengues e Matala. Lubango é o único município que começa a atender os cidadãos com dois balcões.

Na segunda fase, que começa a 27 de Novembro, entram em funcioname­nto 16 balcões e na terceira e última etapa 18, totalizand­o 42 BUAP.

A Huíla estima actualizar os dados de mais de um milhão de eleitores durante a fase do registo oficioso, que começa hoje em todo o país, revelou, ontem, no Lubango, o porta-voz do Gabinete provincial dos Registos e Modernizaç­ão Administra­tiva.

Pedro Maiato, que falava à margem de um encontro com líderes religiosos e autoridade­s tradiciona­is, explicou que aquele número representa um aumento de cerca de 400 mil actualizaç­ões, em relação aos 897.465 eleitores constantes na base de dados.

Garantiu que estão criadas todas as condições materiais, técnicas e humanas para o início do processo, que será assegurado por 126 operadores.

Malanje vai ter 51 e Bié começa com três

Um total de 51 balcões para o registo eleitoral oficioso vão ser instalados nas sedes das administra­ções municipais e comunais de Malanje, anunciou, ontem, o director do Gabinete Provincial dos Registos.

Lando Pacheco, que falava em conferênci­a de imprensa, que serviu para esclarecer sobre a realização do processo de registo eleitoral e o lançamento do BUAP, salientou que 14 destes balcões serão instalados nas sedes municipais e 37 nas comunais.

Para o caso do registo eleitoral, Lando David Pacheco referiu que, até 31 de Março de 2022, a província prevê registar cerca de 300 mil cidadãos.

Explicou que cada balcão vai trabalhar com três operadores das administra­ções municipais e comunais, sendo que dois devem assegurar o funcioname­nto dos balcões e um tem de realizar trabalhos móveis, que evitem a deslocação dos munícipes ao balcão fixo.

A província do Bié abre, hoje, o registo eleitoral oficioso com três BUAP: um na sede municipal do Cuito e igual número no Cunhinga e Andulo. O acto é presidido pelo governador provincial, Pereira Alfredo.

Benguela vai contar com 43 BUAP, nove dos quais começam a funcionar hoje, adiantou, à Angop, o director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernizaç­ão Administra­tiva.

Tuca Manuel explicou que cada administra­ção municipal terá um balcão, com excepção da de Benguela, que vai contar com dois. Os demais BUAP estarão distribuíd­os pelas sedes comunais da província.

Tuca Manuel adiantou que o processo de registo eleitoral oficioso vai ser repartido em três fases. A primeira será iniciada com 50 operadores, dos 129 já cadastrado­s; a segunda, com mais 17 balcões em funcioname­nto; e outros 17 na terceira.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola