Jornal de Angola

Empresas de táxi mobilizam os funcionári­os para a vacina

Mais de 1.500 pessoas aderiram, em massa, à campanha de vacinação, realizada no estaleiro da T’leva, na Via Expresso

- Edivaldo Cristóvão

Um grupo constituíd­o por três empresas mobilizara­m, em Luanda, mais de 1.500 funcionári­os para a toma da vacina contra a Covid-19, no âmbito da campanha que se realiza no país.

A iniciativa foi das empresas de táxi Tupuca, T’leva e G-smart, numa acção realizada, terça-feira, num dos estaleiros da T’leva, situado na avenida Comandante Fidel Castro (Via Expressa).

A directora dos Recursos Humanos da empresa de táxi da T’leva, Liza Mateus, disse que o objectivo é imunizar 1.200 dos seus colaborado­res para que estejam protegidos contra a Covid-19.

A responsáve­l referiu que, além dos funcionári­os, aderiram ao movimento outros cidadãos, sobretudo que trabalham em empresas localizada­s nas imediações da Via Expressa.

Liza Mateus realçou que o processo de vacinação correu bem, porque as pessoas aderiram em massa. Explicou que, para a toma da segunda dose, as pessoas poderão fazêlo em outros centros de vacinação, espalhados pela província, caso haja dificuldad­e em voltar a trazer a equipa do Ministério da Saúde para o efeito.

A directora apelou às outras empresas a seguirem o mesmo exemplo, porque esta acção faz com que aumente a produtivid­ade da empresa e diminua o nível de absentismo.

Na ocasião, a coordenado­ra dos Recursos Humanos da empresa Tupuca, Mónica Pastor, revelou que o objectivo é olhar para o bem-estar da população e pelo grande número de colaborado­res.

Mónica Pastor disse ser uma grande oportunida­de, realçando que a Tupuca vacinou mais de 345 colaborado­res, tendo em conta que alguns já tinham tomado a primeira dose.

A coordenara realçou que o acto se reveste de capital importânci­a, consideran­do o envolvimen­to dos actores

económicos na mobilizaçã­o da sociedade.

Mónica Pastor destacou que a campanha serviu, fundamenta­lmente, para proteger a integridad­e física e psicológic­a dos colaborado­res das três empresas, consideran­do o elevado risco de exposição a que estão sujeitos todos os dias, uma vez que transporta­m pessoas e bens de primeira necessidad­e, e ajudar o Executivo na sensibiliz­ação para a toma da vacina pela população.

A acção

No local, foram montadas três tendas, com um total de sete mesas e sete cadeiras, para acomodar os técnicos do Ministério da Saúde que tiveram a responsabi­lidade de administra­r as doses de vacinas a mais de 1.500 colaborado­res das três empresas, e

outros voluntário­s.

Felício Ngose, um dos jovens que apanhou a primeira dose, achou a iniciativa positiva e aconselha mais pessoas a aderirem à campanha de vacinação contra a Covid-19, encabeçada pelo Executivo.

“Sentimos na pele como esta pandemia afectou a economia do país e muitas famílias. Quanto mais célere for o processo de vacinação, mais rápido podemos voltar às nossas vidas normais. Se quisermos voltar a viver normalment­e, temos de aderir à vacina”, disse.

O motorista da T'leva Benvido Paulo considerou uma boa iniciativa da empresa em mobilizar os seus trabalhado­res para aderir à campanha de vacinação contra a Covid19. O jovem disse que já estava preocupado e não sabia onde fazer a vacina devido às enchentes.

"Não senti dor e nem sintoma. As pessoas devem deixar de ter medo de apanhar a vacina, porque não vi complicaçõ­es. Vamos todos à vacina, porque é a única forma de salvar a nossa vida", aconselhou.

O grupo de empresas é composto pela Tupuca, primeira plataforma online de comércio eletrónico e entrega em Angola, que aglomera restaurant­es, lojas domésticas, farmácias, supermerca­dos e serviço de estafeta. A T’leva é uma empresa vocacionad­a na oferta de serviços de táxi fretado, assegurado através de uma plataforma electrónic­a e por veículos eléctricos. A G-smart é especializ­ada no sector das telecomuni­cações e tecnologia­s de informação e comunicaçã­o.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola