Jornal de Angola

Deslizamen­to de terra mata três mulheres

- Marcelino Wambo | Huambo

Pelo menos três cidadãs, que se dedicavam à prática de exploração ilegal do ouro, morreram, ontem, soterradas, no sector do Ngove, município da Caála, na sequência do deslizamen­to de terra.

O deslizamen­to de terra ocorreu quando as três mulheres encontrava­m-se no exercício da actividade de garimpo artesanal, como explicou o comandante provincial da Polícia Nacional, no Huambo, comissário Francisco Ribas da Silva.

O oficial superior da Polícia Nacional lamentou o facto, ao referir que grande número da população desemprega­da tem estado a ser afectada por uma “febre de ouro”, sem qualquer receio dos perigos que a exploração artesanal constitui.

O comissário considerou que existem grandes descoberta­s do minério e a apetência pela exploração artesanal é maior do que o perigo, uma vez que os garimpeiro­s usam equipament­os inadequado­s para as escavações ao longo dos rios.

Francisco Ribas da Silva explicou que o garimpo é feito em locais com cinco a dez metros de profundida­de, situação que tem causado grandes prejuízos à diversidad­e das espécies da flora e da fauna.

O comandante provincial garantiu que já foram detidas as pessoas que se dedicavam à compra ilegal do ouro, no sentido de desencoraj­ar esta prática e o garimpo artesanal.

Disse que existe envolvimen­to de alguns estrangeir­os na compra do mineral. Por este facto, o Serviço de Investigaç­ão Criminal, no Huambo, está a trabalhar na formalizaç­ão do processo judicial para as medidas de coacção que se impõem aos presumívei­s prevaricad­ores.

 ?? BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇOES NOVEMBRO ??
BENJAMIN CÂNDIDO | EDIÇOES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola