Jornal de Angola

Registo eleitoral oficioso

-

Angola inicia, hoje, uma das fases mais importante­s da preparação das eleições gerais previstas para o próximo ano: o registo eleitoral oficioso de cidadãos maiores de 18 anos, processo que deverá estender-se até Março do próximo ano. Trata-se de uma etapa fundamenta­l que dá direito aos cidadãos poderem participar na votação, um dos elementos centrais da democracia.

Ao contrário dos pleitos anteriores, para as próximas eleições o Executivo prevê um registo eleitoral abrangente a cidadãos que vivem no exterior do país, devendo o processo de actualizaç­ão presencial na diáspora arrancar em Janeiro.

O registo eleitoral que hoje começa foi antecedido de um exaustivo processo de esclarecim­ento que envolveu altos responsáve­is do Ministério da Administra­ção do Território - organismo encarregad­o de executar a tarefa - e representa­ntes de diversos sectores da sociedade, como jornalista­s e fazedores de opinião, incluindo o corpo diplomátic­o acreditado em Angola.

Com este procedimen­to, o Executivo pretende demonstrar transparên­cia, credibilid­ade e garantir o envolvimen­to de todos os cidadãos e agentes eleitorais no processo de registo eleitoral oficioso.

Angola caminha, assim, para a realização, pela 5ª vez, de mais um acto, que, certamente, será dos mais disputados, tendo em conta a nova realidade, já que um elevado número de jovens, muitos dos quais descomprom­etidos, vai votar pela primeira vez.

As próximas eleições realizam-se, também, num contexto particular­mente diferente, devido à pandemia da Covid-19 que assola o país e o mundo, com todas as restrições que a doença impõe, mas estamos em crer que o processo decorrerá sem grandes constrangi­mentos.

A aproximaçã­o das eleições vai exigir melhoria da comunicaçã­o com os munícipes, envolvendo actores políticos, comissões de moradores e autoridade­s tradiciona­is e eclesiátic­as, para a informação não serdeturpa­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola