Jornal de Angola

Assessores de Trump podem ser ouvidos

-

O painel da Câmara dos Representa­ntes dos Estados Unidos que investiga o ataque ao Capitólio está a considerar intimar os principais assessores do ex-presidente norteameri­cano, Donald Trump, na Casa Branca, de acordo com o The Guardian.

As intimações para obter testemunho­s desses antigos assessores de Trump podem ser autorizada­s já no início da próxima semana e permitir ao painel ter um acesso privilegia­do ao que se passou no interior da Casa Branca enquanto se desenrolou a insurreiçã­o no Capitólio.

Entre os potenciais visados com intimações contam-se Mark Meadows, antigo chefe de gabinete de Trump, Dan Scavino, chefeadjun­to de gabinete e director das redes sociais, e Brad Parscale, antigo director de campanha de Trump.

Outros poderão ser intimados a testemunha­r, visto que os membros do painel de investigaç­ão ainda estão a debater quem será incluido numa primeira tranche de intimações.

A decisão de intimar os principais assessores do antigo Presidente é a acção mais agressiva do painel da Câmara dos Representa­ntes desde que no mês passado fez um pedido para obter registos de várias agências governamen­tais dos Estados Unidos.

Meadows, Scavino e Parscale desempenha­ram papéis relevantes na disseminaç­ão de mentiras sobre uma alegada fraude eleitoral nas eleições de Novembro do ano passado.

Foram essas mentiras que estiveram na origem da manifestaç­ão ‘Stop the Steal’ dos apoiantes de Trump em Washington, que depois rumaram ao Capitólio e invadiram o complexo de edifícios no dia 6 de Janeiro deste ano, quando estava a ser certificad­a a vitória de Joe Biden nas eleições.

 ?? DR ?? Manifestaç­ão “Stop the Steal” apoiava Trump na Casa Branca
DR Manifestaç­ão “Stop the Steal” apoiava Trump na Casa Branca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola