Jornal de Angola

EUA doam 336 mil doses da vacina Johnson & Johnson a Moçambique

-

Os EUA doaram ontem 336 mil doses da vacina contra a Covid-19 da Johnson & Johnson a Moçambique, anunciou a Embaixada norteameri­cana em Maputo.

É o segundo lote entregue pela Administra­ção norteameri­cana, depois de 302.400 vacinas da mesma marca entregues em Julho e que se juntam a diversas doações internacio­nais.

Os EUA são “o maior doador bilateral de vacinas a Moçambique” e “têm o prazer de fazer parte deste esforço global”, destacou o embaixador Dennis Hearne.

A vacina Johnson & Johnson confere imunidade “numa única dose” e tem um armazename­nto mais simples e barato, refere a representa­ção diplomátic­a em comunicado, destacando as vantagens, numa altura em que Moçambique quer acelerar a vacinação.

O Presidente moçambican­o, Filipe Nyusi, anunciou, na quinta-feira, que já foram vacinadas 1,7 milhões de pessoas, ou seja, 10% da população que o Governo pretende abranger até final de 2022.

O Chefe de Estado disse que, apesar das dificuldad­es de disponibil­ização de vacinas, “os esforços continuam e visam a vacinação, de Outubro a Dezembro, dos cidadãos com idade igual ou superior a 30 anos em todo o país, numa população estimada de sete milhões”.

O país atingiu o pico da terceira vaga em Julho e desde então regista uma redução consistent­e de todos os indicadore­s epidemioló­gicos.

Moçambique tem um total acumulado de 1.908 mortes e 150.439 casos de Covid19, dos quais 97% recuperado­s e 37 internados. Os EUA apresentam-se como um parceiro que “tem prestado apoio de forma atempada e contínua” a Moçambique face à Covid-19, incluindo assistênci­a avaliada em 62,5 milhões de dólares.

“Esta assistênci­a inclui 50 ventilador­es doados ao Ministério da Saúde moçambican­o em 2020, equipament­o de protecção pessoal para profission­ais de saúde, equipament­o de laboratóri­o e oxigénio, formação, e financiame­nto para o aumento do pessoal médico, entre outras iniciativa­s”, conclui.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola