Jornal de Angola

Governo propõe renovação de Estado de Emergência

-

O Governo de Timor-leste decidiu propor ao Presidente a renovação do Estado de Emergência por mais trinta dias, manter a cerca sanitária em Díli por mais uma semana e terminar o confinamen­to nos municípios de Baucau, Covalima e Ermera.

“O Conselho de Ministros deliberou propor à Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, Francisco Guterres Lú Olo, a renovação do Estado de Emergência, por mais trinta dias, atendendo a que se mantêm as causas determinan­tes que justificar­am a declaração do

Estado de Emergência”, afirma-se num comunicado de imprensa.

No documento, o Governo anunciou também que foi aprovado “o projecto de Resolução do Governo que mantém a imposição da cerca sanitária no município de Díli até às 23:59 de 29 de Setembro”, mantendo a permissão de circulação para “os indivíduos que comprovem a vacinação completa (duas doses) contra a Covid-19, bem como os menores de seis anos que os acompanhem”.

Assim, acrescenta-se, “mantém-se a imposição da proibição de circulação de pessoas entre o município de Díli e as demais circunscri­ções administra­tivas, salvo em casos devidament­e fundamenta­dos, por razões de segurança pública, saúde pública, assistênci­a humanitári­a, manutenção dos sistemas de abastecime­nto público ou de realização do interesse público”, ficando de fora desta medida “os indivíduos que comprovem a vacinação completa (duas doses) contra a Covid-19, bem como os menores de seis anos que os acompanhem”.

Na reunião ministeria­l, foi também decidido “não renovar a imposição de

cercas sanitárias nos municípios de Baucau, Covalima e Ermera, que terminaram ontem”.

O Executivo anunciou também que decidiu “aprovar o projecto de Resolução do Governo, que proíbe a organizaçã­o e a realização de cerimónias fúnebres em edifícios onde se encontrem instalados orgãos ou serviços da administra­ção directa e indirecta do Estado, em memória de funcionári­os, agentes ou trabalhado­res da Administra­ção Pública”.

Por último, o Governo anunciou também que está em preparação a vacinação dos jovens entre os 12 e os 17 anos, recorrendo à vacina da Pfizer, cujas doses terão um intervalo de 21 dias.

“O mecanismo Covax já confirmou a disponibil­idade para enviar 100.620 doses, que deverão chegar em breve ao país. De acordo

com o plano apresentad­o, a vacinação será realizada nas escolas e os primeiros 50 mil jovens a receber a vacina serão alunos do 6º ao 11º do Liceu, de municípios pré-selecciona­dos, e na segunda fase serão vacinados os restantes alunos e jovens que não se encontrem registados nas escolas”, conclui-se no comunicado.

Timor-leste registou entre segunda e terça-feira mais duas mortes associadas à Covid-19 e 67 novos casos de infecção com o vírus SARS-COV2, elevando o total acumulado de casos para 19.125, segundo os últimos dados oficiais.

De acordo com o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) timorense, os dois óbitos ocorreram em Díli e o total de mortes associadas à Covid-19 desde o início da pandemia é agora de 107.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola