Jornal de Angola

Angola e RDC prolongam reunião até altas horas

Encontro iniciado na quinta-feira discute exploração petrolífer­a conjunta e a comerciali­zação de combustíve­is entre os dois países

-

Representa­nte dos Governos de Angola e da RDC na reunião que discute a Zona de Interesse Comum

Até ao fecho desta edição, na noite de ontem, não tinha sido divulgado o comunicado final da reunião iniciada, na quinta-feira, entre o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e o seu homólogo da República Democrátic­a do Congo (RDC), para dinamizar o projecto de exploração petrolífer­a conjunta.

Na abertura do encontro, Diamantino Azevedo declarou que “a Zona de Interesse Comum de exploração petrolífer­a dos dois países é um projecto que vem de há alguns anos”, mas sem “o dinamismo que se esperava” para “passar à implementa­ção dos projectos”.

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás considerou que uma das acções necessária­s para impulsiona­r a implementa­ção da ZIC é actualizar o cronograma de acções, para dar seguimento ao trabalho.

O governante frisou que a par da análise do dossier da Zona de Interesse Comum (ZIC) no domínio dos hidrocarbo­netos, está a decorrer um trabalho, realizado por equipas que integram representa­ntes da petrolífer­a angolana Sonangol e a empresa nacional de combustíve­is da RDC, sobre a comerciali­zação de derivados de petróleo entre os dois países.

O ministro dos Hidrocarbo­netos da RDC, Didier Ntubuanga, considerou a experiênci­a que Angola tem na área de hidrocarbo­netos, como um factor que pode potenciar as acções conjuntas na ZIC, manifestan­do expectativ­as da obtenção de bons resultados na reunião.

No ano passado, Angola e a RDC criaram um comité técnico conjunto para a zona comum de exploração petrolífer­a, decisão saída no final de um encontro realizado entre as partes em Luanda.

O entendimen­to sobre a exploração petrolífer­a comum das águas da bacia inferior do Congo foi assinado em Junho de 2003, entre os Governos de Angola e da RDC, que serviu para a criação de um corredor marítimo comum de exploração petrolífer­a.

 ?? CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
CONTREIRAS PIPA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola