Jornal de Angola

Jovem mata senhorio por cobrar renda

- Avelino Umba | Cacuaco

O jovem Fernando Martins “Nando”, 27 anos, foi morto, na quarta-feira, no bairro Boa Esperança II, distrito do Kikolo, com dois golpes de faca, pelo inquilino de um quarto, quando procurava cobrar quatro meses de atrasos de renda.

Segundo relatos de testemunha­s, o inquilino devia os meses de renda, no valor de cada 1500 kwanzas, mas inventava sempre desculpas para não honrar o pagamento atempadame­nte.

Por volta das 21 horas, a vítima encontrou o inquilino no quintal onde ambos moravam e, durante a conversa, houve desentendi­mento, tendo o agressor entrado no quarto e saiu daí com uma faca.

Para evitar ser atingido, o senhorio ainda refugiouse num quarto ao lado, mas o agressor arrombou a porta do compartime­nto, para esfaquear o jovem Nando.

Apesar dessa perseguiçã­o, testemunha­s contam que a vítima ainda conseguiu escapar e escalar dois quintais de vizinhos à procura de socorro. Mas, os donos desses quintais, achando que Nando fosse ladrão, arrastaram-no para a rua.

Foi nesta altura em que o agressor desferiu dois golpes de faca, um dos quais atingiu o peito e outro as axilas, tendo a vítima perdido a vida no local.

António Mendes, 18 anos, vizinho de Nando, ao aperceber-se do ocorrido, procurou socorrer para uma unidade hospitalar, mas sem sucesso, porque o amigo já estava sem vida.

“Foi incrível ver o jovem caído no chão e o homicida a lamber o sangue de Nando, com o pretexto de que era um ritual para estar impune diante da Justiça”, conta António Mendes.

Dona Ivone, madrinha de Nando, acusou o homicida de ser um jovem altamente perigoso, que já terá assassinad­o outras duas pessoas de forma cruel. “Ele já tem passagem pela Polícia e, por algumas ocasiões, esteve na Comarca de Luanda, mas estava aqui solto e a fazer das suas”, lamenta.

Em resposta ao clamor da população, o comandante municipal da Polícia de Cacuaco, Adão Correia Sebastião, assegurou que o acusado de homicídio já se encontra detido e vai ser apresentad­o, em breve, ao Ministério Público.

Fernando Martins deixa duas filhas e vai a enterrar amanhã, no Cemitério do 14, no município do Cazenga.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola