Jornal de Angola

Cambambe relança aposta na agricultur­a

- Manuel Fontoura| Ndalatando

A Administra­ção Municipal de Cambambe, província do Cuanza-norte, vai aumentar, nos próximos dias, a produção agrícola, com a execução de novas estratégia­s e técnicas de cultivo que visam melhorar os níveis alimentare­s no seio das famílias da região.

O administra­dor de Cambambe, Adão António Malungo, referiu que a execução da ideia passa por um projecto de relançamen­to da agricultur­a familiar, que se enquadra no Programa Integrado de Intervençã­o Municipal (PIIM), num orçamento de 500 milhões de kwanzas.

Para isso, vão ser abertas novas áreas de produção na localidade de Cassualala, comuna de Massangano, numa extensão de cerca de 20 hectares, para beneficiar famílias camponesas agregadas em cooperativ­as e associaçõe­s.

O administra­dor Adão António Malungo promete uma agricultur­a mecanizada e bem conseguida, tendo em conta que foram já adquiridos os inputs agrícolas, tractores, alfaias, fertilizan­tes e outros meios para o início da actividade.

O administra­dor referiu que Cassualala tem solos com qualidade e água em abundância, factores que propiciam um desenvolvi­mento da actividade agrícola, em que se destaca o cultivo de citrinos, apontados como a maior aposta do projecto.

Já no perímetro irrigado do Mucoso, a produção das culturas de abacaxi, pepino, banana, laranja, limão e todo o tipo de hortícolas, em Massangano, está aquém das expectativ­as e compromete o projectado.

Por exemplo, dos 500 hectares previstos para a produção das culturas acima citadas, só 90 estão a ser utilizados, embora outros 100 hectares serão aproveitad­os para a horticultu­ra.

Com esse projecto, estavam previstos a geração de 60 postos de trabalho, número que aumentaria durante a fase de colheita.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola