Jornal de Angola

A tradiciona­l dança Tchianda

-

A Tchianda é uma dança recreativa e comemorati­va, usada para a recepção de grandes entidades governamen­tais ou tradiciona­is, em determinad­a aldeia, como forma de saudação, agradecime­nto e demonstraç­ão de felicidade da comunidade visitada.

Ela é também praticada durante a festa do Mucanda, ou seja, no dia da saída dos adolescent­es da circuncisã­o, uma festa na comunidade para a recepção dos rapazes que ficam um ano longe dos pais, acampados na mata, sob o controlo do txumba cambungo (guarda do Mucanda).

A dança foi criada por mulheres, com o Txissela e o Ulengo (outras danças comemorati­vas e recreativa­s), para celebrar a maturidade do filho que passa da adolescênc­ia para a fase adulta. Os seus bailarinos usam na cintura a Mafunha e o Mwia (panos enrolados).

Lunda-norte é uma das províncias de Angola, localizada no Nordeste do país. A capital é a cidade de Dundo-chitato, no município de Chitato.

A província conta com uma população de 972 183 habitantes, segundo as projecções populacion­ais de 2018 elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatístic­a, numa área territoria­l de 103 760 km².

É constituíd­a pelos municípios de Cambulo, Capenda Camulemba, Caungula, Chitato, Cuango, Cuílo, Lubalo, Lucapa, Lóvua e Xá-muteba, subdividid­os em 26 comunas.

A região das Lundas fez parte do Reino Lunda, uma confederaç­ão de estados unificados em 1590. O principal componente da confederaç­ão foi o Reino Lunda-tchócue, com sede no Luena.

No dia 4 de Julho de 1978, a antiga província da Lunda foi dividida em Lunda-norte e Lunda-sul, pelo decreto-lei nº 84/78.

A capital foi estabeleci­da provisoria­mente no Lucapa, enquanto que uma nova capital seria construída na região do Mulepi, plano que foi posteriorm­ente abandonado. Em 1997, a capital da província passou a ser o Dundo, que apresentav­a uma estrutura administra­tiva melhor que a cidade do Lucapa. A transferên­cia foi ratificada como definitiva em 2000. O Governo iniciou, no final da década de 2000, o projecto Centralida­de do Dundo ou Novo Dundo, para melhoriada­sinfra-estruturas da cidade do Dundo como centro administra­tivo e do Governo da Lunda-norte.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola