Jornal de Angola

Nigéria defende título frente ao Senegal

-

As selecções

da Nigéria e do Mali disputam, amanhã, a final do Afrobasket, que decorre em Yaoundé, capital dos Camarões. Fruto do desempenho imaculado até aqui, as duas melhores selecções vão fazer a “prova dos noves”, na decisão do título continenta­l. Para chegar à final, o Mali deixou pelo caminho, nas meiasfinai­s, a Selecção anfitriã, Camarões, com vitória apertada de 51-52, num jogo bastante renhido do princípio ao fim, com o resultado a ser decidido no último segundo, ao passo que a Nigéria, orientada pelo norte-americano Otis Hughley, foi mais forte suplantand­o o Senegal, por 73-63, na final antecipada da competição.

As senegalesa­s voltaram a falhar o lugar mais alto do pódio, depois de conquistar­em o segundo lugar da edição passada, disputada no seu reduto.

A partida de amanhã entre nigerianas e malianas é de elevado grau de dificuldad­e, para as duas selecções. Apesar de a Nigéria ter mais opções no banco, o treinador do Mali, o francês Sylvain Lautie, vai apostar nas melhores unidades para suplantar o adversário, moralizada­s pelo percurso até aqui irrepreens­ível.

A Nigéria, campeã em título, sabe que o jogo é de capital importânci­a. Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o timoneiro maliano garantiu ter estudado os pontos fortes da Nigéria, e aguarda por um bom jogo e resultado favorável..

Otis Hughley, técnico da Nigéria, vai apostar, segurament­e, nas melhores unidades, como são os casos da base Ezinn Kalu e a extremo Adaora Elonu, para suplantar as malianas e erguer o troféu.

O jogo não será fácil para ambos os contendore­s, pois está recheado de incógnita em relação ao desfecho.

As atletas dos dois conjuntos sabem que manter a concentraç­ão e os níveis de concentraç­ão é imperioso, para confirmar a passagem para a final. Na fase regular, a Nigéria despachou Moçambique, por 67-50, na segunda jornada suplantou Angola (85-65), e garantiram o acesso directo aos quartos-de-final, onde deixou pelo caminho a Costa do Marfim, por 72-56. Já o Mali terminou, igualmente, invicto a fase de grupos, e garantiu o acesso directo às meiasfinai­s, vencendo Angola por 74-56.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola