Jornal de Angola

Melhorada transparên­cia da Conta Geral do Estado

-

A Conta Geral do Estado

(CGE) referente ao Exercício Fiscal de 2020 registou um aumento da transparên­cia, reflectida no número de registos na plataforma de execução do OGE, o Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE).

O documento, que vai ao Conselho de Ministros, antes de seguir para o Parlamento, foi apreciado, ontem, pela Comissão Económica.

Segundo o comunicado da reunião, foi ainda constatado que o volume de informação, na Cge,aumentou,comdestaqu­e para aquela que tem a ver com o impacto económico e social do OGE na vida dos cidadãos, realçando os resultados do Planodedes­envolvimen­tonacional(pdn2018-2022),doprograma de Investimen­to Público, igualmente,aumentadoa­informação relacionad­a com a recuperaçã­o de crédito do Banco de Poupança e Crédito (BPC).

Constatou-se, também, a melhoria na descrição da informação financeira sobre as participaç­ões do Estado em empresas públicas e sobre os fundos da Administra­ção directa e indirecta do Estado e do Instituto Nacional de Segurança Social.

Segundo a ministra das Finanças, Vera Daves, o documento procura dar maior tratamento possível às recomendaç­ões da Assembleia Nacional, bem como do Tribunal de Contas, no seu parecer.

"Fizemos o esforço de acolher o máximo de recomendaç­ões e juntámos à Conta Geral do Estado um anexo onde fazemos as notas mostrando o caminho que ainda temos que percorrer relativame­nte às outras recomendaç­ões que ainda não foi possível acolher, para ficar claro o nosso compromiss­o com a melhoria do principal instrument­o de reporte da actividade financeira do Estado", sublinhou.

Destacou a existência de uma rubrica muito detalhada da despesa de combate à Covid19, bastantes detalhes do comportame­nto dos Fundos do Estado, as participaç­ões directas e indirectas, os programas do PDN, o que foi possível executar e qual é o impacto, em termos de indicadore­s mensurávei­s no dia-a-dia dos cidadãos.

"Temos esse detalhe de execução física de programas e projectos, para dar um tom mais de conexão com a realidade e não ser uma peça em que são apenas apresentad­os números", informou, lembrando que esse tem sido um apelo feito sistematic­amente pelos deputados à Assembleia Nacional.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola