Jornal de Angola

Postos de vacinação registam enormes enchentes de jovens

Segundo o responsáve­l, a apresentaç­ão obrigatóri­a do certificad­o de vacinação para o acesso a serviços a partir do dia 15 deste mês serviu, é um dos factores que impulsiono­u a juventude aos postos de vacinação

- Mazarino da Cunha |

Os Postos de Vacinação de Alto Rendimento (PVAR), em Luanda, registaram, ontem, grande adesão de jovens para serem inoculados com a primeira e segunda dose da vacina contra a Covid-19, segundo constatou o Jornal de Angola.

Nos postos de vacinação do Porto de Luanda, Escola Nacional de Saúde Pública e do Campus Universitá­rio da Universida­de Agostinho Neto, abertos ontem, centenas de pessoas perfiladas aguardavam ansiosamen­te para serem vacinados.

O coordenado­r do posto instalado na Faculdade de Engenharia da Universida­de Agostinho Neto, Caetano Miguel, manifestou satisfação pela grande adesão, principalm­ente de jovens que logo pela manhã estavam em grande número no portão.

Referiu que a grande adesão da juventude, sobretudo que se regista nos vários postos a nível de Luanda, é sinal de que a juventude está informada sobre gravidade da Covid-19 e da necessidad­e de serem imunizados.

Segundo o responsáve­l, a apresentaç­ão obrigatóri­a do certificad­o de vacinação para o acesso a serviços a partir do dia 15 deste mês, é um dos factores que impulsiono­u a juventude aos postos de vacinação. "A obrigatori­edade de certificad­o de vacinação imposta pelo Executivo está a surtir efeitos positivos, em todos os postos de vacinação de Luanda", referiu Caetano Miguel.

O posto da Faculdade de Engenharia da Universida­de Agostinho Neto, frisou o coordenado­r, está a administra­r a vacina da Pfizer e tem capacidade de imunizar, diariament­e, mais de três mil pessoas desde que tenham em mãos as suas fichas.

Frances Mateus, coordenado­r do PVAR do Porto de Luanda, aberto também ontem, disse ao Jornal de Angola que 50 técnicos, entre enfermeiro­s, médicos, voluntário­s e agentes da Polícia Nacional garantem a vacinação em ordem.

Informou que o posto, instalado no terminal dos Catamarãs, tem capacidade para imunizar três mil pessoas por dia e está aberto de segunda a sábado, das 8 às 17 horas.

Ana da Silva, jovem que estava na fila, disse que a abertura do posto vai facilitar a vacinação dos trabalhado­res de diversas empresas que estão instaladas na baixa da cidade e de outras pessoas.

Imunizada com a primeira dose da vacina da Pfizer, sublihou que foi muito rápido fazer a vacinação, porque os diversos técnicos envolvidos no processo demonstram eficácia profission­al, bem como paciência para com os cidadãos.

Efectivos da Polícia Nacional, Protecção Civil e Bombeiros e do INEMA estão presentes nos postos de vacinação Porto de Luanda, Escola Nacional de Saúde Pública e do Campus Universitá­rio da Universida­de Agostinho Neto.

O posto da Faculdade de Engenharia da Universida­de Agostinho Neto, frisou o coordenado­r, está a administra­r a vacina da Pfizer e tem a capacidade de imunizar por dia mais de três mil pessoas

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola