Jornal de Angola

Governo reforça apoio a famílias deslocadas

-

O Governo Provincial do Cunene vai reforçar o programa das administra­ções municipais de assistênci­a às 7.386 famílias deslocadas, por causa dos efeitos da seca, no sentido de acomodá-las e assegurar a sua protecção durante a época chuvosa.

Em consequênc­ia da fome, motivada pela seca, a província registou mais 7.386 pessoas deslocadas dos municípios da Cahama, Curoca (Cunene) e dos Gambos (Huíla), que se encontram nos centros de acolhiment­o e assistidas com bens alimentare­s.

A governador­a do Cunene, Gerdina Didalelwa, referiu, durante a V Reunião Ordinária do Governo, que os deslocados estão a viver ao relento, o que constitui preocupaçã­o inicial, daí exigir dos administra­dores municiais para envidarem esforços para a criação das condições para acomodá-las.

Para já, a governador­a orientou as administra­ções a distribuír­em chapas, tendo em conta que esse material encontra-se em posse do Serviço

de Protecção Civil e Bombeiros, com vista a essas famílias terem condições favoráveis de regresso às suas zonas de origem.

Gerdina Didalelwa salientou que, no quadro desse esforço, em Agosto, foram distribuíd­as 2.500 chapas para 1.339 pessoas deslocadas dos municípios da Cahama e do Curoca (Cunene) e dos Gambos (Huíla), para o reassentam­ento na localidade de Mambonde, nas margens do rio Cunene.

A governador­a determinou, ainda, para que as administra­ções reforcem a distribuiç­ão de bens alimentare­s à população afectada, bem como água a nível das escolas, para impedir a desistênci­a de alunos por motivo da seca. Dados do Governo revelam que, no Cunene, 552.638 pessoas estão afectadas pela fome, causada pela seca, que, a partir do mês de Fevereiro deste ano, obrigou a deslocação de muitas famílias para os municípios da Cahama, Ombadja, Namacunde e Cuvelai.

 ?? DR ?? População que fugiu da seca recebe maior atenção do Governo
DR População que fugiu da seca recebe maior atenção do Governo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola