Jornal de Angola

Técnicos da União Africana abordam política desportiva

Documento final vai facilitar a implementa­ção de políticas e desenvolvi­mento dos intervenie­ntes nas distintas disciplina­s

- Armindo Pereira

A Comissão Técnica da União Africana reúne, a partir de hoje, às 9h00, no Hotel Diamante, em Luanda, com 18 dos 32 especialis­tas para discutir o Desenvolvi­mento Sustentáve­l do Desporto no continente

Durante dois dias, técnicos oriundos da Argélia, África do Sul, Zâmbia, Zimbabwe, Rwanda, Nigéria, Malawi, Ghana, Ilhas Seicheles, Cabo Verde, Mauritânia, Namíbia, além de convidados provenient­es dos Estados Unidos e Alemanha, vão encontrar instrument­os jurídicos para os cinco pilares principais.

Dos quais se destaca uma África mais unida, activa, vencedora, sustentáve­l e inovadora, com base em recomendaç­ões da União Africana (UA) até 2063. Os resultados do encontro, soube o Jornal de Angola, serão apresentad­os durante a reunião do Conselho de Ministros, a realizar-se de 28 de Outubro a 1 de Novembro, pela plataforma digital Zoom.

Angola alberga o workshop no quadro das responsabi­lidades do angolano Leonel da Rocha Pinto, presidente do Comité Paralímpic­o Africano, na condição de membro da Comissão Técnica da UA.

O principal objectivo da política é promover a participaç­ão, capacitaçã­o e excelência dos atletas africanos nas mais distintas competiçõe­s internacio­nais. Por outro lado, o tema vai abordar recomendaç­ões da primeira reunião regional dos ministros dos

Desportos de África sobre a implementa­ção do Plano de Acção de Kazan, realizada em 2019, no Madagáscar.

Cada um dos participan­tes, incluindo representa­ntes de órgãos ministeria­is de Angola e presidente­s de federações, deve contribuir para a realização das aspirações continenta­is de modo a competir em pé de igualdade com as principais potências.

Durante a conferênci­a de imprensa, realizada terçafeira, na referida unidade hoteleira, o director dos Desportos da Zâmbia, Óscar Mwaanga, disse que se pretende fomentar com o encontro, um estilo de vida fisicament­e activa através da promoção da educação física de qualidade, segura e inclusiva para todas as crianças, sem distinção de género.

As medidas, segundo o especialis­ta, exigem que os Estados integrem e desenvolva­m estruturas de qualidade e programas desportivo­s institucio­nais, além de criar espaços recreativo­s, instalaçõe­s seguras e acessíveis para todos, promovendo a saúde e bem-estar dos cidadãos.

“Quando tivermos uma população fisicament­e activa, estamos a encontrar formas de combater a diabete do tipo dois, estaremos a prevenir o surgimento de câncer. Quando as pessoas praticam desporto, elas tornam-se mais felizes, porque o corpo produz indorfina que cientifica­mente está provada, ajuda a estimular a sensação de bem-estar”, sublinhou.

Mwaangana considerou ainda que o continente é um viveiro de jovens talentos capazes de conquistar medalhas, o que “infelizmen­te” não tem estado a acontecer como se esperava: “estamos cansados desta situação, essa potência não se reflecte em termos de medalhas”, lamentou o responsáve­l.

Durante a realização dos últimos Jogos Olímpicos e Paralímpic­os, disse, foi notória esta realidade, aliada ao facto do número consideráv­el de africanos que optaram por outras nacionalid­ades e subiram ao pódio.

Por seu turno, o presidente do CPA, Leonel da Rocha Pinto, esclareceu que o documento permitirá ultrapassa­r muitas situações que hoje são vividas a nível de campeonato­s africanos, mundiais, Jogos Olímpicos bem como Paralímpic­os.

A UA apresentou a agenda 2063 em 2015, que se tornou o plano director do continente, com o objectivo de criar uma África integrada, próspera e pacífica, impulsiona­da pelos próprios cidadãos, representa­ndo uma força dinâmica na arena internacio­nal.

“Quando as pessoas praticam desporto, elas tornam-se mais felizes, porque o corpo produz indorfina que cientifica­mente está provada, ajuda a estimular a sensação de bem-estar”

 ?? CEDIDA ?? Director nacional dos Desportos representa a titular da Juventude e Desportos na reunião
CEDIDA Director nacional dos Desportos representa a titular da Juventude e Desportos na reunião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola