Jornal de Angola

"A cooperação com Angola tem um grande potencial"

-

Que avaliação faz da cooperação entre Cabo-verde e Angola?

A cooperação com Angola tem um grande potencial. A minha grande angústia é não ter podido fazer mais. Penso que agora é possível andarmos mais depressa e irmos mais longe. Há alguns investimen­tos angolanos importante­s em Cabo Verde, nos domínios da Banca e Telecomuni­cações. Angola e Cabo Verde devem procurar um nível de parceria estratégic­a. Vou trabalhar para isso.

ser viabilizad­o?

A mobilidade na CPLP é uma construção difícil, precisamen­te porque os países pertencem a espaços geopolític­os e económicos diferentes. Portanto, é fundamenta­l que continuemo­s a trabalhar com cautela e a prudência necessária­s. Acho que a questão da mobilidade não vamos conseguir resolver de uma só vez. O Acordo foi um pé que se colocou na porta, agora vamos trabalhar. Mas podemos reforçar, também, acordos bilaterais, entre países, para acelerar este processo. Alguns países estão num ritmo mais lento do que os outros, mas penso que acordos bilaterais podem ser muito importante­s para reforçar os acordos de cooperação entre os diferentes países.

Que mensagem deixa para os cabo-verdianos em Angola?

Uma palavra de gratidão a todos os cabo-verdianos, por me terem dado força para presidir esta Nação. Dizer a todos que podem contar comigo, como um Presidente actuante, amigo, presente, que estará ao lado dos cabo-verdianos em todos os momentos. Uma palavra de amizade para todos os caboverdia­nos na diáspora. Tudo temos de fazer para unir a Nação, aproveitan­do todas as potenciali­dades na diáspora, pois somos um Estado transnacio­nal. Todos somos transmigra­ntes e a nossa diáspora é um recurso estratégic­o para reforçar a ideia na Nação global. Também uma palavra de reconhecim­ento à comunidade internacio­nal que deu enorme contributo.

 ?? CEDIDA ??
CEDIDA
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola