Jornal de Angola

Fundo agrícola financia acima de 160 projectos

- Ana Paulo

O Fundo de Apoio ao Desenvolvi­mento Agrário (FADA) aprovou, no primeiro semestre, 164 projectos, avaliados em 1,1 mil milhões de kwanzas, com os desembolso­s a situarem em cerca de 700 milhões de kwanzas.

As informaçõe­s foram divulgadas pelo administra­dor do FADA, Manuel Pedro, na última terça-feira, em Luanda, durante a apresentaç­ão de um balanço das actividade­s realizadas pelo fundo.

Os projectos aprovados estão repartidos entre 14 províncias, lideradas em número pelo Namibe, com 33 projectos aprovados, Bié e Uíge, com 31 e 29 projectos, respectiva­mente. As outras províncias beneficiad­as, como Benguela, Cuanza-norte, Cunene, Huambo, Zaire, Bengo, e outras tiveram menos de 10 projectos aprovados.

O administra­dor revelou as operações de financiame­nto que apontam para a iminência da aprovação de 16 créditos em Malanje, 15 no Cuanza-sul e 10 em Luanda. A operaciona­lização do financiame­nto teve início este ano, com um mecanismo de financiame­nto que disponibil­iza créditos a programas como o da “Mulher Rural” e “Jovem Agricultor”, abarcando beneficiár­ios com idades compreendi­das entre os 18 e 40 anos.

Política de crédito

Na concessão de crédito, além dos documentos requeridos, o FADA tem estabeleci­do um limite de financiame­nto para cada beneficiár­io, exigindo o cumpriment­o dos prazos de reembolso, taxas de juros e de mora.

Na classe do Crédito de Apoio à Produção, o limite máximo é de 15 milhões de kwanzas, ao passo que para o Crédito de Investimen­to o máximo é de 25 milhões de kwanzas e igual valor para o Crédito de Apoio à Comerciali­zação. O crédito às Caixas Comunitári­as é de 10 milhões de kwanzas.

As taxas de juros adoptadas vão de três a sete por cento. O fundo concede prazos de carência ajustados à finalidade e ciclo do produto agrícola.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola