Jornal de Angola

Cooperativ­a “Primeira Meta” emprega jovens

- Matias da Costa | Cuito

Um grupo de quarenta jovens da localidade do Cutato, município do Chinguar, na província do Bié, formalizou, recentemen­te, a criação da cooperativ­a agrícola “Primeira Meta”, com a finalidade de gerar vários postos de trabalho aos outros jovens da Região.

Têm disponível uma área cultivável de 106 hectares de terra, onde pretendem fazer produção diversa, mas com destaque para os cereais.

Neste momento, a cooperativ­a "Primeira Meta" garantiu já empregos eventuais para mais de 100 jovens entre homens e mulheres.

A iniciativa mereceu particular incentivo do governador do Bié, Pereira Alfredo, que em visita ao projecto, procedeu à entrega de alfaias agrícolas e um leque variado de sementes para alavancar a produção.

Pereira Alfredo considerou que a iniciativa simboliza a promoção que se quer da diversific­ação da economia através da agricultur­a.

O governador tem-se mostrado um impulsiona­dor das actividade­s agrícolas na província, tendo lembrado que, a nível local, se está a promover a conversão do informal para o formal no sentido de os produtores associados, de forma organizada, receberem apoios do Governo.

“Reconheço e felicito a existência dentro de novos potenciais agricultor­es a figura de jovens, por esta franja entender ser possível, a partir da terra, produzir bens de que muito necessitam­os e, mais essencial, criar números consideráv­eis de emprego”, disse.

Com a produção de tomate, pimento, repolho e milho, o presidente da cooperativ­a garantiu uma prospecção na cultura do trigo nas próximas épocas agrícolas e, com isso, aumentar o número de trabalhado­res.

 ?? JOÃO CONSTANTIN­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? A agricultur­a é o sector que ocupa a maioria da juventude
JOÃO CONSTANTIN­O | EDIÇÕES NOVEMBRO A agricultur­a é o sector que ocupa a maioria da juventude

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola